Sophia @princesinhamt
Agronegócio

China retoma compras de carne de frango do Brasil: suspensão de frigoríficos do RS permanece

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A partir de segunda-feira, 12 de agosto, a China anunciou a retomada das importações de carne de frango e seus derivados de estados brasileiros que não foram afetados pela doença de Newcastle. Entretanto, a medida não inclui o Rio Grande do Sul, onde oito frigoríficos permanecem suspensos de exportar para o mercado chinês. Os estabelecimentos afetados são a Cooperativa Central Aurora de Alimentos, de Erechim; BRF, de Serafina Corrêa; Cooperativa Languiru, de Westfália; JBS Aves, de Passo Fundo; Companhia Minuano de Alimentos, de Lajeado; BRF, de Marau; JBS Aves, de Montenegro; e Agrosul Agroavícola, de São Sebastião do Caí. A suspensão foi implementada após a confirmação de um foco de Newcastle em uma granja comercial em Anta Gorda (RS), no dia 17 de julho.

Protocolos Sanitários e Retomada das Exportações

Desde a confirmação do surto, o governo brasileiro aderiu aos protocolos sanitários estabelecidos com os importadores e optou por uma auto suspensão das exportações. No dia 25 de julho, o Ministério da Agricultura (Mapa) notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre a conclusão do foco da doença. O governo aguarda a remoção da suspensão por parte dos países importadores para reiniciar totalmente as exportações de carne de aves e seus produtos.

Segundo o comunicado oficial enviado pela China à Embaixada Brasileira, as cargas de carne de frango do Rio Grande do Sul que foram embarcadas antes da data de publicação da medida (02/08) “podem ser liberadas após aprovação na inspeção e análise laboratorial, lote por lote, pelas aduanas chinesas para a doença de Newcastle.”

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.