A Associação Abacates do Brasil, que congrega produtores da fruta, realizará no dia 15 de agosto um dia de campo com o tema “Nutrição e Técnicas de Manejo Integrado de Pragas na Cultura do Abacateiro”, em Bernardino de Campos (SP). O evento tem como objetivo fornecer orientação prática aos agricultores sobre as melhores técnicas para garantir a produção de abacates de alta qualidade e com menor impacto ambiental.
O evento contará com a presença das consultoras especializadas na cultura do abacateiro, Dra. Tatiana Cantuárias e Dra. Grazielle Moreira Furtado, que abordarão as questões cruciais relacionadas à nutrição e ao manejo integrado de pragas.
Marcelo Poletti, CEO da Promip e apoiador do evento, ressalta a importância comercial da cultura do abacate para o Brasil e para o estado de São Paulo. Poletti destaca que, embora a produção e a demanda por abacates estejam crescendo, eventos específicos sobre a fruta são ainda escassos. “Reconhecemos a crescente produção e demanda por abacates e acreditamos que é essencial que as práticas de manejo evoluam para acompanhar essa expansão”, afirma.
Atualmente, o Brasil é o sétimo maior produtor mundial de abacate. Em 2022, o país produziu cerca de 330 mil toneladas da fruta, sendo que quase 50% dessa produção é oriunda do estado de São Paulo. Este estado não só contribui significativamente para o mercado interno, como também é um dos principais exportadores de abacate.
Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA – Apta), em 2023, São Paulo registrou uma produção de 192 mil toneladas de abacate, o que representa um aumento de 8,54% em relação ao ano anterior.
Fonte: portaldoagronegocio