Sophia @princesinhamt
Mundo

Nicarágua: Padre é preso pela Ditadura de Daniel Ortega

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A ditadura de Daniel Ortega prendeu neste domingo, 11, na Nicarágua, o padre Denis Martínez, da Diocese de Matagalpa. A detenção do religioso ocorreu enquanto ele se deslocava para celebrar uma missa para fiéis da Igreja Católica. A Polícia Nacional sandinista efetuou a detenção e, até o momento, o paradeiro do sacerdote é desconhecido.

Outras prisões de religiosos no fim de semana

Essa é a segunda prisão de um sacerdote católico no fim de semana, conforme reportou o jornal . No sábado 10, o padre Leonel Balmaceda, de Estelí, e duas fiéis de Matagalpa, Carmen Sáenz e Lesbia Gutiérrez, também foram detidos.

Segundo o La Prensa, Martínez se diz um homem “apolítico”. Fontes revelam que sua prisão pode estar relacionada a declarações feitas por Sáenz e Gutiérrez durante interrogatórios pela polícia do regime.

Histórico de repressão da ditadura de Daniel Ortega à Diocese de Matagalpa

A Diocese de Matagalpa é um alvo frequente do governo de Ortega. O caso mais notável foi a prisão e expulsão do bispo Rolando Álvarez, em janeiro, junto de outros 18 religiosos. Antes da repressão, a Diocese tinha cerca de 40 sacerdotes; agora, restam apenas 13.

Martha Molina, advogada e pesquisadora, afirmou que mais de 70% dos sacerdotes e diáconos da Diocese tiveram de deixar o país. Aqueles que permanecem enfrentam vigilância constante e ameaças, com alguns já visitados pela polícia.

“Outro sacerdote da Diocese de Matagalpa foi sequestrado pela Polícia Nacional enquanto se dirigia para celebrar a Santa Missa”, disse Molina nas redes sociais. “Trata-se do padre Denis Martínez. Oremos para que sua integridade física e psicológica seja respeitada. A ditadura sandinista pretende exterminar a presença da Igreja Católica na Diocese de Matagalpa”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.