A Cargill, fortalecendo seu compromisso com a suinocultura de alto desempenho, anuncia o lançamento do LivaPig, uma inovação sob a marca Nutron de Nutrição Animal. Integrado à linha Livelle, o LivaPig é uma solução patenteada desenvolvida para melhorar o número de leitões desmamados por fêmea por ano (DFA), focando na viabilidade dos leitões desde o nascimento.
A nova formulação, inspirada na nutrição de atletas de alto rendimento, proporciona um aumento de até 1,3 no DFA ao reduzir a natimortalidade e a mortalidade pré-desmame. O produto visa reduzir significativamente as perdas na maternidade, o que, de acordo com Ricardo Miranda Garcia, Consultor Técnico de Nutrição em Suínos da Cargill, resulta em uma diluição dos custos por leitão e um aumento na margem por matriz alojada.
“Desmamar mais leitões por fêmea não apenas reduz o custo por leitão, mas também melhora a rentabilidade por matriz. Estamos comprometidos em apoiar os produtores na manutenção de matrizes saudáveis, longevas e produtivas”, afirma Garcia.
Atualmente, o aumento do número de DFA não acompanha o crescimento do número total de nascidos por fêmea, devido à alta taxa de mortalidade na maternidade. O LivaPig aborda este problema com uma redução de 1,34% na natimortalidade e de 1,53% na mortalidade pré-desmame, além de uma diminuição de 48% na necessidade de assistência ao parto.
Além disso, o uso do LivaPig pode melhorar o peso ao nascimento dos leitões em até 66 gramas e aumentar o peso ao desmame, com uma melhoria de até 6,5% nos sólidos totais do colostro.
“Essa inovação reforça nosso compromisso com a produtividade e oferece aos produtores uma ferramenta crucial para se manterem competitivos no mercado e sustentarem suas operações”, conclui Garcia.
Fonte: portaldoagronegocio