A Fazenda Conforto, o maior confinamento de bovinos do Brasil com capacidade para mais de 170 mil animais por ano, localizada em Nova Crixás (GO), recebeu um significativo aporte financeiro de US$ 5 milhões do AGRI3 Fund. Este fundo é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e do Rabobank, em colaboração com a Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH) e apoio do FMO, um banco de desenvolvimento holandês que promove práticas agrícolas sustentáveis.
Com esse investimento, a Fazenda Conforto continuará seus esforços na recuperação de áreas degradadas e na reforma de pastagens. A fazenda planeja converter 2.500 hectares de pastagens degradadas para práticas de agricultura sustentável e recuperar 600 hectares adicionais. Essa ação visa aumentar a produtividade da propriedade, elevando a taxa de lotação de 1 Unidade Animal (UA) por hectare para 3 UA/ha. Atualmente, a produtividade da pecuária na Fazenda Conforto é de 150 arrobas por hectare, uma taxa 30 vezes superior à média brasileira, que é de 5 arrobas por hectare.
Para receber o investimento do AGRI3 Fund, a Fazenda Conforto passou por auditorias internacionais e assumiu compromissos adicionais em sustentabilidade. Segundo Sergio Pellizzer, CEO da fazenda, “Além do reconhecimento de nossas práticas sustentáveis, as auditorias evidenciaram nossa excelência. Com o aporte, assumimos compromissos ainda mais inovadores e ousados, incluindo 100% de rastreabilidade dos animais, até mesmo dos fornecedores indiretos, e a obtenção de um selo internacional de bem-estar animal. Estes são compromissos com nossos stakeholders, o futuro, o Brasil e o planeta.”
A Fazenda Conforto já alcançou a marca de 1,5 milhão de animais entregues para abate no final de 2023. Atualmente, todo o gado terminado na propriedade é fornecido para a JBS e exportado, graças ao elevado padrão tecnológico da fazenda. Além do confinamento, que tem capacidade estática para 71 mil animais, a propriedade conta com 30 mil bovinos de recria. Pellizzer destaca que, há uma década, os mesmos 30 mil animais ocupavam o dobro de área, evidenciando a intensificação das atividades.
Nos últimos dois anos, a Fazenda Conforto investiu cerca de R$ 40 milhões em projetos de sustentabilidade. As melhorias incluem a reforma de mais de 4 mil hectares de pastagens, construção de 500 mil metros cúbicos de caixas de contenção de resíduos, plantio de mudas, reflorestamento, trilhas ecológicas, construção de currais com solo cimento, novos pátios de compostagem e estruturas de peneiração de adubo orgânico. Parte desses investimentos culminará no lançamento da marca Biofertilizantes Conforto, previsto para agosto.
Alex Crestani, Sustainability Business Developer do Rabobank, que identificou a oportunidade para a Fazenda Conforto obter o recurso do AGRI3 Fund, explica: “Nosso papel é direcionar nossos clientes a investirem em práticas sustentáveis. A Conforto é um exemplo de sustentabilidade e boa governança, o que possibilitou a obtenção do aporte. A Fazenda Conforto foi a primeira no Brasil, e a primeira no estado de Goiás, a receber o investimento do fundo.”
Para Pellizzer, o aporte do AGRI3 Fund reafirma a importância da sustentabilidade na estratégia da pecuária: “Como ser ‘verde’ se uma empresa está no ‘vermelho’? E uma empresa só pode sair do ‘vermelho’ se for ‘verde’. Portanto, iniciativas como o fundo são essenciais para a evolução da pecuária sustentável.”
Fonte: portaldoagronegocio