Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Safra catarinense de trigo deve ser 34% maior

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Safra catarinense de trigo deve ser 34% maior

A safra catarinense de trigo começou a ser colhida recentemente e tema uma perspectiva de crescimento de 34% em relação ao ano passado, segundo o relatório da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). “Contudo, as geadas tardias, chuvas intensas e falta de luminosidade podem comprometer a produtividade e a qualidade do grão. É o que aponta o Boletim Agropecuário de outubro, que traz, entre outros assuntos, expectativa de aumento na produtividade do alho, quedas nas exportações de frangos e suínos e preocupação para produtores de leite. O Boletim Agropecuário é produzido mensalmente pela Epagri/Cepa com os indicadores das principais cadeias produtivas do catarinense”, diz o relatório.

No caso do trigo, os indicam um aumento de 34% na safra catarinense de trigo deste ano, em relação ao ano passado, tendo como base a área plantada de 137,6 mil hectares. “Até a última semana de setembro, apenas 2,6% da área destinada ao cultivo do cereal em Santa Catarina havia sido colhida, e já apresentava sinais da influência do clima. O excesso de chuvas tem comprometido as operações de colheita, que devem se intensificar a partir da segunda quinzena de outubro, se as condições climáticas colaborarem. As cotações do trigo no mercado catarinense recuaram novamente em setembro, o preço médio mensal ficou em R$95,46 a saca de 60 kg, variação de -9,8%. O mercado nacional segue em ritmo calmo, com negociações pontuais. As baixas cotações ão reflexo da expectativa de uma grande safra nacional”, completa.

A estimativa inicial da safra catarinense de arroz aponta para estabilidade da área, em torno de 147 mil hectares, e leve retração da produtividade, visto que no último ciclo a produtividade ficou acima da mé.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.