Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Participe do 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras: Inscrições se Encerram em Breve!

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As inscrições para o 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras/2024 encerram-se na próxima sexta-feira, dia 19 de julho. Os interessados devem realizar suas inscrições nos escritórios locais da Emater-MG. O concurso é voltado para produtores, engarrafadores e padronizadores de bebidas registrados no território mineiro, especificamente para as denominações Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana.

Lucas Rocha Carneiro, assessor técnico do Departamento Técnico (Detec) da Emater-MG e membro da comissão organizadora, explica que o processo de inscrição ocorre em duas etapas. “O produtor deve se dirigir ao escritório da Emater-MG de seu município até o dia 19 de julho e preencher o Anexo 1 do regulamento. Após a confirmação da pré-inscrição, é necessário enviar a documentação e as amostras até o dia 2 de agosto,” detalha Lucas Carneiro.

Categorias e Inscrições

A participação no concurso é gratuita, mas os produtores são responsáveis pelos custos operacionais relacionados à preparação e envio dos documentos e amostras. Cada produtor pode realizar até duas inscrições, sendo permitida apenas uma por categoria.

As categorias disponíveis para cachaças de alambique são: Cachaça de Alambique, Cachaça de Alambique Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida, Cachaça de Alambique Envelhecida – Premium e Cachaça de Alambique Envelhecida – Extra Premium. Para as aguardentes de cana, as categorias são: Aguardente de Cana, Aguardente de Cana Armazenada, Aguardente de Cana Envelhecida, Aguardente de Cana Envelhecida – Premium e Aguardente de Cana Envelhecida – Extra Premium.

Fortalecimento do Setor

O concurso será realizado de junho a novembro e envolve etapas de recebimento de inscrições, julgamento das amostras e premiação. “A Emater-MG já possui uma vasta experiência em concursos de café e queijos artesanais, e agora amplia sua atuação para a cachaça, um produto em crescente valorização no estado. Com isso, buscamos fomentar o setor, formalizar mais produtores e valorizar a qualidade da bebida, reconhecida internacionalmente,” afirma o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o setor de cachaça é fundamental para a economia nacional, empregando, apenas na região Sudeste, 3.062 pessoas no ano passado. Minas Gerais lidera o Brasil com 504 cachaçarias registradas, representando mais de 60% dos alambiques da região, que possui o maior número de estabelecimentos produtores de cachaça no país.

Capital da Cachaça

Belo Horizonte se destaca como o município com o maior número de rótulos registrados no Brasil, totalizando 336 produtos, o que corresponde a 15,7% da produção estadual. Salinas ocupa o segundo lugar, com 202 rótulos. Minas Gerais é o único estado com três municípios que possuem mais de 50 registros de cachaça: Belo Horizonte, Salinas e Córrego Fundo.

“O concurso representa uma oportunidade única para os produtores avaliarem suas bebidas de forma técnica e gratuita. Forneceremos feedback sobre cada produto, o que permitirá aos participantes aprimorar a qualidade de suas produções,” recomenda o assessor da Emater-MG.

O 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras é uma iniciativa do Governo de Minas, coordenada pela Emater-MG, com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Epamig e de várias outras instituições. O regulamento do concurso e a ficha de pré-inscrição estão disponíveis no site da Emater-MG.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.