Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Plataforma Neozelandesa: Compliance e Gestão de Risco no Setor de Biocombustíveis

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Brasil está posicionado para se tornar um líder na oferta de biocombustíveis até 2028, segundo previsões da Agência Internacional de Energia (AIE). Nesse contexto, a Nui Markets, plataforma online de negociação de etanol e biodiesel, se destaca uma aliada ao promover transparência nos preços e acesso a dados do mercado. Desde março deste ano, a plataforma visa reduzir a informalidade e criar novas oportunidades para o setor.

A Nui Markets permite a negociação de grandes volumes de biodiesel nacional e acredita que a participação dos principais players e distribuidoras do país é crucial para transformar a cultura de transações nesse segmento. Otávio Farias, responsável pelas operações da Nui no Mercosul, destaca que o objetivo inicial é atender 5% do volume transacionado, com expectativa de crescimento à medida que mais clientes adotem a plataforma. “Buscamos oferecer um ambiente digital que permita às distribuidoras implementar programas de governança e compliance, além de gerenciar riscos com soluções como o Index Trade e Exchange Solution, já desenvolvidos pela Nui nos Estados Unidos”, explica Farias.

Para impulsionar essa mudança, a Nui conta com da Flex Trading, liderada por Eduardo Aromatis, que traz 30 anos de experiência no setor e foi fundamental na construção do segmento dentro da plataforma. Aromatis ressalta que ao conhecer a Nui, percebeu similaridades com o setor de etanol e biodiesel, destacando a necessidade de uma mudança cultural nas negociações, que tradicionalmente ocorrem por telefone e aplicativos de mensagens.

A plataforma não busca substituir esses canais, mas já recebe feedback de clientes que preferem evitar o uso de aplicativos de mensagens por questões de compliance. Além disso, a Nui oferece agilidade nas transações e fornece parâmetros de preços sem especulações, utilizando sistemas de licitações ou marketplaces.

Entre as principais vantagens da Nui Markets estão a transparência e auditabilidade das negociações, com registros que garantem conferência futura. A operação via plataforma reduz os ruídos de comunicação e abre acesso a novos mercados e clientes. Futuramente, a plataforma pretende implementar soluções para negociação logística. “Além da governança e auditorias, o usuário pode comparar seu desempenho comercial com o restante do mercado e verificar se seus preços estão alinhados com os índices do setor na solução Enterprise”, destaca Farias.

O marketplace online da Nui agrega oferta e procura em um espaço digital único e conta com uma área reservada para negociações, a solução Enterprise. Também é possível utilizar a Exchange para registrar propostas de compra e venda, garantindo liquidez ao mercado. Todas as empresas participantes são verificadas, garantindo segurança nas transações e permitindo que as contrapartes sejam selecionadas de forma criteriosa.

“A Nui é uma aliada de vendedores e compradores”, afirma Farias. Com expertise adquirida na Nova Zelândia, que lidera as exportações globais de lácteos e representa mais de 21% do mercado, a Nui busca replicar esse modelo de sucesso no setor de biocombustíveis.

Atualmente, a Nui Markets opera globalmente com 601 companhias em 80 países, tendo iniciado suas atividades na Europa em 2016 e nos Estados Unidos em 2022, onde já conta com 90 empresas em operação. A da Nui está presente em diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Estados Unidos, Europa, Singapura e Dubai, além da sede na Nova Zelândia.

: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.