Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Capacitação de Instrutores pelo SENAR/SC: impulsionando o Desenvolvimento Rural

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Vinte e três instrutores que atuam nos programas de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), participaram de um curso de capacitação focado no aperfeiçoamento de metodologias. O evento ocorreu entre os dias 8 e 10 de julho, em Florianópolis, e teve como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais, permitindo que ofereçam cursos mais eficazes aos produtores rurais catarinenses.

Gilmar Antônio Zanluchi, superintendente do Senar/SC, representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, durante a abertura e o encerramento do evento. Ele destacou a relevância da iniciativa para fortalecer as atividades de FPR e PS, enfatizando o compromisso da instituição com a educação de qualidade voltada ao do campo. “A capacitação contínua dos nossos prestadores de serviço é fundamental para que os produtores tenham acesso às ferramentas necessárias para implementar inovações em seus negócios”, afirmou.

Gisele Kraieski Knabben, de formação profissional do Senar/SC, coordenou as atividades e avaliou a capacitação de maneira positiva, anunciando a formação de novas turmas para outros prestadores de serviço. “Foram dias enriquecedores! Tivemos a oportunidade de aprofundar temas como empatia na abordagem humanista, postura na facilitação e técnicas de intervenção em grupos, entre outras questões metodológicas”, comentou.

Darci Aloisio Wollmann, supervisor pedagógico do Senar/SC, ressaltou que a capacitação metodológica, de forma reflexiva, propiciou uma melhor vivência em grupo. “Essa abordagem valoriza a participação efetiva de produtores, trabalhadores e familiares, incentivando uma análise mais detalhada de suas práticas. Esse treinamento fará a diferença para os instrutores, permitindo uma visão mais aprofundada da metodologia do Senar/SC”, disse.

Com 20 horas de aprendizado reflexivo, a capacitação visou uma aplicação mais eficiente das metodologias nos treinamentos oferecidos. “Certamente, todos os instrutores deveriam ter essa oportunidade para aprimorar seus cursos”, destacou Darci.

José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc/Senar, reiterou a importância das capacitações para a inovação e o desenvolvimento dos negócios rurais, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor. “Para alcançarmos um agronegócio de excelência, é essencial que nossas equipes e prestadores de serviços estejam preparados e atualizados. Por isso, continuamos investindo em qualificação profissional”, afirmou.

Detalhes da Capacitação

O curso foi conduzido pelo instrutor Antonio Celso Rezende Garcia, formado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, mestre em Administração de Empresas pela Universidade Positivo e doutor em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Os temas abordados incluíram feedback nas relações interpessoais, autoscopia como método de formação do facilitador, ciclo de aprendizagem vivencial e aspectos de condução de grupos, entre outros.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.