Sophia @princesinhamt
Agronegócio

VLI adquire novas locomotivas Wabtec para aumentar capacidade ferroviária

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A VLI, empresa líder em soluções logísticas ferroviárias, portuárias e terminais, recebeu as primeiras das 12 locomotivas ES-43BBI adquiridas da Wabtec Brasil em março de 2023. Este investimento marca um novo impulso da companhia para ampliar a capacidade de transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A entrega foi realizada nesta sexta-feira (5) na unidade industrial da fabricante em Contagem (MG), com a presença de autoridades como a prefeita Marilia Campos, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes George Santoro, o secretário nacional do Transporte Ferroviário Leonardo Ribeiro, o diretor-geral substituto da Agência Nacional do Transporte Terrestre Guilherme Sampaio e o governador de Minas Gerais Romeu Zema.

Essas locomotivas, adquiridas por cerca de R$ 300 milhões, atenderão à demanda crescente por transporte de grãos, açúcar, fertilizantes e outros produtos ao longo do corredor Sudeste da VLI, que abrange estados como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. Equipadas com tecnologia avançada, as locomotivas foram projetadas para oferecer maior capacidade de transporte com menor consumo de combustível, proporcionando alta produtividade às operações.

“Focada no desenvolvimento e na transformação da logística nacional, a VLI reforça sua posição de liderança ao expandir a capacidade de transporte de carga na Ferrovia Centro-Atlântica. Este investimento não só beneficia nossos clientes, que geram riquezas para o país, mas também promove impactos positivos no meio ambiente, na economia nacional e nas exportações brasileiras,” destaca Fábio Marchiori, CEO interino e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da VLI.

Danilo Miyasato, presidente e líder regional Latam da Wabtec, destaca a parceria duradoura com a VLI e o orgulho em contribuir para a modernização contínua da frota da Ferrovia Centro-Atlântica. “Estas locomotivas de última geração, equipadas com tecnologia de motor diesel avançada, são parte essencial da jornada de descarbonização do setor ferroviário. Além de proporcionar eficiência, segurança e desempenho, estamos preparados para oferecer soluções que impulsionam o transporte de carga no Brasil,” afirma Miyasato.

Com esta aquisição, a VLI já soma 20 locomotivas adquiridas em pouco mais de um ano, totalizando cerca de R$ 500 milhões em investimentos. Em março deste ano, a empresa anunciou a compra de oito novas locomotivas, também fabricadas no Brasil, com previsão de entrega até o final de 2025.

Corredor Sudeste da FCA

O corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica é um sistema logístico altamente eficiente que atende fluxos de importação e exportação através do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam). Abrangendo estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, o corredor movimenta predominantemente açúcar, grãos e fertilizantes. Com dois terminais integradores em Uberaba (MG) e Guará (SP), onde ocorre o transbordo da carga para o sistema ferroviário, o Tiplam não só oferece eficiência aos clientes, mas também beneficia a região da Baixada Santista ao reduzir as emissões de CO² comparado ao transporte rodoviário.

Sobre as Locomotivas

A ES43BBi é uma locomotiva heavy-haul projetada para ferrovias de bitola métrica. Equipada com o motor EVO 4,500GHP de 12 cilindros, sistema de tração AC com controle individual por eixo, e truques robustos e articulados, a ES43BBi garante alto desempenho mesmo em condições desafiadoras. Com tecnologia Air-to-Air para maior eficiência de combustão, a locomotiva oferece baixo custo de ciclo de vida, longos intervalos entre revisões e está preparada para integração com soluções de software que otimizam a eficiência e segurança das operações ferroviárias.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.