Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Impacto da La Niña na produção de cana-de-açúcar: o que esperar nas safras atuais e futuras

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A possibilidade de ocorrência do fenômeno climático La Niña no segundo semestre deste ano tem gerado preocupação entre os produtores agrícolas do Centro-Sul do Brasil. Com a previsão de chuvas abaixo da média ou variações significativas no volume pluviométrico entre julho e setembro, os produtores podem enfrentar desafios adicionais, como aumento de geadas e incêndios, resultando em menores rendimentos e aceleração na moagem da cana-de-açúcar.

Se La Niña se intensificar mais do que o previsto, o retorno das chuvas de primavera pode ser atrasado, impactando negativamente a safra 2025/26 e reduzindo a produção no próximo ciclo. René Sordi, presidente do Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar (GIFC), destaca que eventos climáticos adversos têm sido cada vez mais frequentes, representando desafios constantes para a produção agrícola. “Não podemos mais depender exclusivamente do clima. A irrigação tecnificada, seja por aspersão, pivô ou gotejamento, emerge como a principal ferramenta para mitigar esses riscos,” afirma Sordi.

A importância da irrigação tecnificada será um dos principais temas do 6º Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertilização de Cana-de-Açúcar (IRRIGANA), organizado pelo GIFC, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de agosto, em Ribeirão Preto/SP. O evento reunirá representantes de unidades bioenergéticas, produtores rurais, pesquisadores e empresas fornecedoras do setor para debater e trocar informações sobre a gestão eficiente da água e da fertirrigação nos canaviais.

Serviço
  • Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertilização de Cana-de-Açúcar (IRRIGANA)

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.