Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Mercado de Algodão: Preço se Recupera em Junho Após Três Meses de Queda – Tendências e Perspectivas para o Setor

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Após um período de três meses de queda, o preço do algodão em pluma registrou uma reação significativa em junho, conforme apontam pesquisadores do Cepea. A alta foi impulsionada pela postura firme dos vendedores e por uma maior demanda, mesmo que de forma pontual. No fechamento do mês, o Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, subiu 1,72%, atingindo R$ 3,9697 por libra-peso em 28 de junho. A média mensal fechou em R$ 3,9317 por lp, representando um aumento de 1,94% em relação a maio/24, mas ainda 3,29% abaixo de junho/23, em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI de maio/24).

Os pesquisadores do Cepea explicam que a oferta de algodão no mercado spot continua restrita devido ao encerramento da temporada 2022/23 e à chegada pontual de novos lotes da safra 2023/24. Em relação à demanda, alguns compradores estão buscando adquirir novos lotes, chegando até a oferecer valores acima do mercado para atrair vendedores. Por outro lado, outras indústrias estão bem abastecidas ou tentam adquirir a pluma a preços mais baixos, conforme observado pelos pesquisadores do Cepea. Comerciantes estão realizando negócios estratégicos e/ou comprando para cumprir contratos previamente estabelecidos.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.