A Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol, anunciou um lucro líquido de 281 milhões de reais na safra 2023/24, representando uma queda de 58,6% em comparação com o ano anterior. A empresa atribuiu esse declínio à significativa redução nos preços internacionais do açúcar, que atingiram o menor patamar dos últimos 13 anos, além de uma queda sem precedentes nos preços domésticos do etanol ao longo da safra.
Apesar desses desafios, a Copersucar registrou um aumento de 17,9% nas vendas de açúcar no mercado externo, alcançando 11,2 milhões de toneladas, e um crescimento de 5% na comercialização do adoçante no mercado interno, totalizando 2,1 milhões de toneladas durante o período.
No segmento de etanol, as vendas a partir do Brasil apresentaram um crescimento expressivo de 82,7% na safra 2023/24 em comparação ao ano anterior, totalizando 9,5 bilhões de litros. As vendas a partir dos Estados Unidos também aumentaram em 11,6%, atingindo 7,7 bilhões de litros.
A empresa destacou que, apesar do desafio econômico enfrentado, o lucro líquido de 281 milhões de reais representa o quinto maior resultado dos últimos 15 anos da Copersucar S.A., o que demonstra a resiliência do seu portfólio de negócios diante das adversidades do mercado global de commodities.
Fonte: portaldoagronegocio