Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Diretor Geral do IICA Motiva Estudantes na Universidade de Córdoba e Marca Presença no Congresso Mundial de Azeite de Oliva

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No campus Rabanales da Universidade de Córdoba, Espanha, Manuel Otero, Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), incentivou estudantes do mestrado em Transformação Digital do Setor Agroalimentar e Florestal (Digital Agri) a utilizarem tecnologias digitais para aumentar a sustentabilidade agrícola. Durante a visita, Otero compartilhou com professores e alunos sua visão sobre como a tecnologia pode fortalecer a segurança alimentar, nutricional e energética, utilizando menos recursos naturais.

A visita de Otero faz parte de uma missão oficial destinada a fortalecer os vínculos do IICA com instituições espanholas, promovendo a inovação e a cooperação internacional focadas na América Latina e Caribe. “Nossa região tem um papel crucial na segurança alimentar e sustentabilidade global. Precisamos abordar isso com ciência, inovação e em harmonia com a natureza, integrando energias sustentáveis”, afirmou Otero aos quatro estudantes latino-americanos que cursam atualmente o mestrado com bolsas concedidas pelo IICA.

Durante a visita, especialistas da Escola Técnica Superior de Engenharia Agronômica e de Montes (ETSIAM) demonstraram o uso de tecnologias digitais, como sensores e câmeras de alta precisão, na agricultura moderna. No auditório, Otero dialogou com estudantes e professores sobre o papel transformador dos jovens na digitalização da agricultura.

Entre os participantes do encontro estavam María del Carmen del Campillo, Diretora da ETSIAM, Rosa Gallardo, responsável pela Cátedra Internacional de Inteligência Artificial e Agricultura da ETSIAM, Adolfo Peña, Diretor da Cátedra Datagri, e José Emilio Guerrero, Catedrático Emérito. A Embaixadora da Costa Rica na Espanha, Adriana Bolaños, também marcou presença.

Desde 2020, o IICA oferece bolsas de estudo para o mestrado, fortalecendo a parceria com a Universidade de Córdoba. Marianne Salas, engenheira agrônoma da Costa Rica, destacou a importância do mestrado para sua carreira: “Essa experiência transformou minha vida pessoal, acadêmica e profissional. Agora sinto a responsabilidade de aplicar o que aprendi e contribuir para o meu país”. Víctor González, engenheiro agrônomo do Panamá, vê no curso uma oportunidade para preencher lacunas de conhecimento em tecnologias aplicadas à agricultura em seu país. Derian Palma, engenheiro mecatrônico da Costa Rica, valorizou a rede de colaboração proporcionada pelo mestrado. Caterina Dalmasso, socióloga argentina, destacou como a formação revolucionou sua trajetória, agora trabalhando com digitalização agroalimentar no IICA.

A visita foi concluída com a apresentação de iniciativas de digitalização da ETSIAM e a elaboração de uma agenda de colaboração entre o IICA e a Universidade de Córdoba. Além disso, a visita oficial de Otero incluiu participação na abertura do Congresso MundOlivar, reunindo importantes atores da indústria do azeite de oliva.

A delegação do IICA contou com Manuel Otero, Diego Montenegro, Representante no México, e Emmanuel Picado, Gerente de Tecnologias de Informação e Comunicação Digital. A visita também prevê encontros de alto nível com diretores de universidades andaluzes e a renovação de parcerias estratégicas, como o Campus de Excelência Internacional Agroalimentar (CeiA3) e a Rede INNOVAGRO.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.