Após os anúncios da primeira propriedade de café com certificação de agricultura regenerativa do mundo e do lançamento do café industrializado com selo regenerativo, a Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado acaba de divulgar a primeira exportação deste café, produzido com a certificação para os mercados da Ásia e do Reino Unido.
Os embarques foram realizados para o Japão e Inglaterra e, além do selo regenerativo, os lotes originados também carregam consigo a qualidade de bebida, o que possibilitou a aquisição por clientes do segmento de cafés especiais.
O café exportado que aderiu ao uso de práticas sustentáveis e ganhou relevância no segmento de cafés especiais por atender as metas da cadeia produtiva pertence ao cooperado Fernando Nogues Beloni, primeiro cafeicultor do mundo a conquistar a certificação numa propriedade de café.
De acordo com a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes,nas exportações marcam o início de uma nova era na produção de cafés de qualidade e ambientalmente, socialmente e economicamente responsáveis. “A Expocaccer destinou os lotes para mercados considerados importantes para o negócio da cooperativa e de seus cooperados. Estamos muito felizes em poder ser a cooperativa responsável por exportar o primeiro café de alto padrão de qualidade, certificado com o selo de agricultura regenerativa do mundo, fruto do trabalho de um dos nossos cooperados.”
Atualmente, as quatro únicas fazendas de café com o selo regenerativo do mundo pertencem ao quadro de cooperados da Expocaccer, são elas: Guima Café, Dois Irmãos (Evandro Sanches), Fazenda Farroupilha (Inácio Urban) eAgro Beloni (cooperado Fernando Beloni), sendo esta a primeira do mundo a conquistar a certificação na cafeicultura, em dezembro do ano passado.
A Expocaccer é uma referência na região por promover a qualidade e sustentabilidade entres seus cooperados. O incentivo às boas práticas agrícolas vem sendo realizada pela cooperativa por meio de programas como: Jornada da Qualidade, Elas no Café e o Educampo. Esses programas de relacionamento promovem a comunicação e a integração com os associados, parceiros, fornecedores e a sociedade em geral, oferecendo capacitações, informações e troca de experiências sobre os mais diversos temas relacionados ao pré, durante e pós colheita.