Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Técnicos de ATeG participam de capacitação

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Técnicos de ATeG participam de capacitação

O instrutor do treinamento foi o consultor máster do ATeG Balde Cheio, Walter Ribeiro. Também estiveram presentes o 1º vice-presidente de finanças do Sistema Faemg, Renato Laguardia, o gerente regional do Sistema Faemg em Juiz de Fora, Wander Magalhães, e a analista do ATeG Balde Cheio e coordenadora da pecuária de leite, corte, ovino e caprinocultura, Ingryd Lana.

Renato Laguardia disse que esse é um treinamento que vai melhorar o atendimento do Sistema Faemg ajudando a aumentar a qualidade de vida da pessoa no campo. “Nós queremos atender ao nosso produtor, devolver o que nós recebemos para que o produtor possa ter uma casa melhor, um animal de qualidade, fazer uma ordenha mecânica, mas antes de tudo que ele tenha uma vida melhor, pois nosso objetivo é melhorar a vida da pessoa. Nosso foco é a pessoa”. 

A capacitação é uma iniciativa da coordenação de pecuária do leite, corte, ovino e caprinocultura do Sistema Faemg, com o objetivo de atualizar a atuação de técnicos e supervisores. “Vamos alinhar nossos conhecimentos sobre os conceitos de indicadores do programa. esse alinhamento é em relação ao que é aplicado no campo com os produtores rurais, é para que todos estejam alinhados, como chegar em números ideais e como aplicar isso na propriedade”, relatou Ingryd Lana.

Parte do conteúdo abordou maneiras de gerar e analisar dados e indicativos da propriedade rural, melhorando o atendimento e dando mais segurança para quem está atuando diretamente com o produtor rural. “A ideia é a gente trazer de duas em duas regionais, fazendo esse curso itinerante para juntar os técnicos de campo, supervisores e instrutores FPR da bovinocultura de leite. Esse é um treinamento de avaliação de indicadores zootécnicos, para que eles possam discutir com os produtores os resultados. Também vamos abordar a importância da adubação de solo de pastagem, para ter um volumoso de qualidade e dar um bom alimento ao animal com baixo custo no concentrado”, disse Walter Ribeiro.

Wander Magalhães ressaltou a diversidade de situações que o técnico pode encontrar em campo. De acordo com ele, esse alinhamento de conhecimento é necessário para que as atitudes sejam pertinentes a cada necessidade. “Fazer esse alinhamento agora, vai evitar problemas no futuro, até em virtude de que, nas recomendações, os objetivos são comuns a todos os técnicos, embora, dependendo da situação, cada medida vai ser tomada de uma maneira diferente em cada propriedade mas, nos manejos, na forma de lidar com animal, de buscar soluções para produtividade e sanidade, pretendemos deixar esses conhecimentos alinhados aqui”, contou.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barbacena, Rubens Lobato, disse que esse tipo de evento possibilita o crescimento do produtor, dos sindicatos, do sistema e da CNA. “Estamos satisfeitos em receber esse evento do Sistema Faemg, para fazermos essa promoção e evolução do produtor rural, proporcionando a ele uma vida mais tranquila, inclusive trabalhando na sucessão rural”.

Técnicos de diversas cidades estão presentes

O treinamento contou com cerca de 45 técnicos de campo, em atuação ou em fase de início de grupos de assistência. Roger Mendes é técnico veterinário em Conselheiro Lafaiete e está começando agora no ATeG. Para ele, o evento vai apresentar as principais técnicas aplicadas no campo. “Conhecia o programa apenas pelo que já pesquisei na internet. Aqui estou tendo contato com a metodologia, com o coordenador, me encontrei com colegas e estou podendo discutir as dificuldades enfrentadas por eles no dia a dia”, disse. 

Jeferson Bello é de Viçosa e aproveitou a oportunidade para aumentar a bagagem de técnicas que poderá aplicar em campo. “É muito bom a gente estar adquirindo mais conhecimento, além de conhecer e compartilhar experiências com outros técnicos e conhecendo o meio que a gente tá trabalhando”. 

Luiza Ferreira está há três meses em atuação com um grupo de ATeG Inclusão Produtiva em Santa Bárbara do Tugúrio. Ela afirmou que o aprendizado vai servir para a aplicação em campo. “Algumas coisas que foram ditas, no momento em que eu ouvi, já sabia em qual produtor poderia aplicar. São técnicas e informações que vão ajudar muito alguns produtores”.

Leonardo Gomes, de Rio Espera, acredita que o treinamento vai ajudar na melhoria do atendimento prestado ao produtor. “A gente que tá no dia a dia com o produtor, é bom sempre ter uma base para discutir, nos favorece no cotidiano e na tomada de decisão”.

O treinamento é entre 13 a 15 de outubro. Na quinta e na sexta, o aprendizado será em sala de aula. No sábado, os técnicos vão à campo, para pôr em prática os aprendizados. 

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.