A mais recente edição do Crop Monitor for AMIS, uma publicação internacional produzida pelo Geoglam, trouxe em destaque as condições dos cultivos de primeira safra, desenvolvimento dos cultivos de segunda safra e o início da safra de inverno no Brasil. Essa iniciativa monitora o movimento agrícola dos países membros do G20 para as culturas de milho, soja, trigo e arroz, contando com análises de especialistas locais e dados de observação da Terra.
Análise das Condições no Brasil
A publicação, divulgada nesta quinta-feira (6), aponta um atraso na colheita do milho de primeira safra, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste, devido à escassez de chuvas e altas temperaturas durante o desenvolvimento. No entanto, o desenvolvimento da segunda safra de milho segue em condições favoráveis. Quanto ao arroz, o período de colheita está sendo concluído, com atualizações sobre o impacto das inundações no Rio Grande do Sul na produtividade. Apesar da redução no Rio Grande do Sul, a condição geral da soja na região Sul foi favorável.
Destaques Internacionais e Previsões
Além das informações brasileiras, a edição destaca as condições favoráveis do trigo, milho, arroz e soja nos principais países produtores. O monitoramento também acompanha a evolução das condições climáticas, como o El Niño, em direção à neutralidade e possibilidade de La Niña, para prever possíveis impactos na produção agrícola global.
Colaboração com o Geoglam
Os dados, compartilhados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), alimentam o Geoglam, o Grupo de Observação da Terra responsável pelo Monitoramento Agrícola Global, fornecendo informações essenciais para entender e prever a dinâmica agrícola não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
Fonte: portaldoagronegocio