Com o propósito de identificar e valorizar os cafés especiais da nova safra, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) anunciou o lançamento do seu programa de mapeamento de qualidade. Esta iniciativa permitirá que os cafeicultores associados submetam amostras de seus cafés para avaliação, recebendo feedback dos degustadores em tempo real.
O mapeamento integra as ações voltadas para o aprimoramento da qualidade do café, sendo conduzido por Q-graders, torrefadores, classificadores e degustadores, que avaliarão as características sensoriais dos grãos, identificando suas peculiaridades e segmentando os lotes de acordo com as exigências do mercado.
Este serviço, gratuito e exclusivo para os cooperados, será realizado na sede administrativa em Patrocínio-MG, às terças e quintas-feiras, das 15h às 17h30, e na unidade de Patos de Minas-MG, todas as quartas-feiras, das 09h às 11h e das 13h às 15h.
O mapeamento oferece suporte ao produtor na tomada de decisões, proporcionando uma prévia da qualidade dos lotes e orientações para aprimorar os processos de pós-colheita, agregando valor ao produto final e ampliando as oportunidades de retorno financeiro.
“Serão avaliadas até 30 amostras por dia, seguindo a Metodologia Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association). Além da identificação, o mapeamento também previne a mistura de cafés de diferentes qualidades, visto que as variações ambientais e climáticas podem afetar as características dos grãos provenientes de um mesmo talhão”, destaca a Gerente de Cafés Especiais da Expocacer.
Os cafeicultores interessados podem agendar sua participação no mapeamento de qualidade através do contato: (34) 99204-0346.
Fonte: portaldoagronegocio