Segundo dados registrados pela Embrapa Suínos e Aves em sua Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS), os custos de produção de frangos de corte e suínos tiveram um leve aumento no mês de abril nos principais estados produtores e exportadores.
No Paraná, o custo de produção por quilo do frango de corte atingiu R$ 4,28, refletindo uma alta de 0,1% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, a variação é de -3,1%, enquanto nos últimos doze meses, o declínio chega a -14,1%. A principal influência positiva no aumento dos custos foi atribuída aos gastos com pintos de um dia e juros sobre o capital investido, compensando a leve queda nos custos com rações.
Em Santa Catarina, o custo de produção por quilo do suíno vivo atingiu R$ 5,63, representando um aumento de 0,2% em relação a março. No entanto, o acumulado anual registra uma diminuição de -9,3%, enquanto nos últimos doze meses, a queda é de -12,3%. Os custos com rações e os juros sobre o capital de giro e para investimento foram os principais fatores determinantes para essa alta.
Variação nos Custos por Região
Os estados da região Sul apresentaram comportamentos distintos em relação aos custos de produção em abril. Além dos aumentos registrados no Paraná e em Santa Catarina, os custos de produção de suínos também aumentaram no Paraná. No entanto, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina observaram uma queda nos custos de produção de suas criações.
Acompanhamento e Ferramentas Disponíveis
A CIAS disponibiliza estimativas dos Índices de Custo de Produção (ICPs) para diversos estados brasileiros, sendo o Paraná e Santa Catarina utilizados como referência devido à sua significativa produção nacional. É fundamental que avicultores e suinocultores acompanhem a evolução de seus próprios custos de produção.
A Embrapa oferece o aplicativo Custo Fácil, que permite a geração de relatórios dinâmicos das granjas, além da planilha de custos do produtor, disponível para download gratuito no site da CIAS. Essas ferramentas auxiliam os produtores na gestão eficiente de suas atividades, permitindo um acompanhamento detalhado dos custos de produção.
Fonte: portaldoagronegocio