O Rabobank lançou seu aguardado relatório mensal sobre o mercado de grãos e oleaginosas, o Brazilian G&O Monthly Update, trazendo importantes análises e projeções para o cenário agrícola nacional. Sob a expertise de Marcela Marini, analista de Grãos e Oleaginosas, o estudo apresenta uma estimativa para a safrinha, projetando-a em 123 milhões de toneladas métricas, uma redução de 12 milhões em relação ao ciclo anterior.
Destaques do Relatório
Soja em Alta, Milho em Baixa
No cenário da soja, observa-se um aumento de 3,3% nos preços internos brasileiros em maio, impulsionado pelas chuvas que afetaram a produção no Rio Grande do Sul. O Rabobank revisou sua estimativa para a safra de soja, agora prevendo 150 milhões de toneladas métricas. Já o milho registrou uma queda de 1% nos preços em maio, com uma diminuição de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A colheita da safrinha deve iniciar em breve.
Exportações e Competitividade
Em abril, as exportações de soja atingiram 14,7 milhões de toneladas métricas, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Apesar das expectativas de uma safra menor, as exportações acumuladas do ano estão 10% superiores ao ano anterior. Por outro lado, as exportações de milho em abril foram drasticamente reduzidas, alcançando apenas 0,1 milhão de toneladas métricas, uma queda de 86% em relação ao mesmo período do ano passado. A competitividade do mercado de milho foi influenciada pela safra recorde nos EUA e pela recuperação na produção argentina, resultando em uma redução nas exportações brasileiras.
Condições da Safra
No geral, as condições da safra são avaliadas como boas ou excelentes, com exceção de alguns pontos de seca no Paraná. O Rabobank estima que a safra atingirá 123 milhões de toneladas métricas, refletindo uma redução em relação ao ciclo anterior.
Fonte: portaldoagronegocio