Sophia @princesinhamt
Agronegócio

CDIAL HALAL destaca potencial do mercado halal para o pescado brasileiro durante evento em São Paulo

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
CDIAL HALAL destaca potencial do mercado halal para o pescado brasileiro durante evento em São Paulo

‘Potencial do mercado halal para o pescado brasileiro e certificação’ será o tema proposto pelo auditor religioso da CDIAL Halal, Sheikh Yuri Ansare, durante o SeaFood Innovation Show. A palestra acontece amanhã (19), às 19h30, e irá destacar as oportunidades para que o pescado brasileiro ultrapasse as fronteiras e se consolide junto aos países árabes, já que os consumidores muçulmanos são mercados em potencial desta proteína.

“O Brasil, que já tem a expertise de exportação de carnes de frango e bovina halal, tem um caminho promissor também com o pescado para abastecer o mercado muçulmano, que está ávido por nossos peixes, como a Jordânia, por exemplo, que demonstrou interesse por todas as espécies de peixes brasileiros. E este é um mercado gigantesco deve movimentar em torno de US$ 5,74 trilhões até 2024 e são mais de 200 milhões de pessoas que residem nos 22 países que compõem a Liga Árabe”, afirma o Sheikh.

Dados exportação – De acordo com dados divulgados pelo Informativo sobre Comércio Exterior da Piscicultura, publicado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) e pela Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o Brasil dobrou a receita com as exportações da piscicultura no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021, com uma receita de US$ 14,35 milhões entre janeiro e junho de 2022 ante US$ 7,18 milhões em 2021. Em volume, o aumento foi de 14%. O mercado árabe se destaca como destino nos embarques no pescado brasileiro: a Líbia é o 3º principal destino da proteína, com uma receita de US$ 476 mil, somando 4.931 toneladas nos primeiros seis meses deste ano.

O mercado árabe se destaca como destino nos embarques no pescado brasileiro: a Líbia é o 3º principal destino da proteína, com uma receita de US$ 476 mil, somando 4.931 toneladas nos primeiros seis meses deste ano. A alta mais significativa da receita foi motivada, especialmente, pelo crescimento na venda de produtos com maior valor agregado, sobretudo os filés congelados, que teve aumento de 544% no valor e de 571% no volume exportado.

SeaFood Show América Latina – Acontece de 17 a 19 de outubro, das 13h às 20h, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. É o primeiro evento focado no intercâmbio comercial de pescado de todo o continente, que visa a atualização e negócios entre toda a cadeia. Mais informações no site Seafood Show.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.