O mais recente Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta segunda-feira (20), revela uma diminuição nos preços da batata e da banana nos principais mercados atacadistas, em contraponto ao cenário nacional.
Batata: Preços em Queda pelo Segundo Mês Consecutivo
A batata, comercializada nos principais mercados atacadistas, apresentou uma redução significativa pelo segundo mês consecutivo. O destaque vai para a Central de Abastecimento de Santa Catarina, onde os preços registraram uma queda de 25,1% em relação ao mês anterior. Surpreendentemente, essa redução ocorreu mesmo diante de uma menor oferta do tubérculo, resultado também de uma demanda em declínio.
Banana: Aumento da Oferta Impacta nos Preços
O cenário para a banana também se mostrou favorável ao consumidor, com um aumento na oferta nacional, especialmente da variedade nanica proveniente do Vale do Ribeira (SP), região norte mineira e norte catarinense. Esse aumento na disponibilidade do produto resultou em uma pressão sobre os preços da banana prata, proporcionando uma perspectiva de diminuição ainda maior nos preços, especialmente com a chegada prevista de uma boa safra em meados de junho.
Outras Variações no Mercado Hortigranjeiro
Além da batata e da banana, outros produtos também apresentaram redução nos preços. O clima mais frio afetou negativamente a demanda por laranjas e melancias, exercendo uma pressão de queda sobre seus preços.
Por outro lado, houve um aumento nos preços de outras frutas e hortaliças analisadas no Boletim Prohort. Chuvas registradas nas regiões produtoras impactaram na oferta de alface, enquanto a cenoura viu uma interrupção em sua queda de preços devido ao menor envio da raiz a partir de Minas Gerais.
Perspectivas Futuras e Destaque do Boletim
A Conab destaca que a Missão Técnica do Vale do São Francisco, realizada recentemente, visou demonstrar aos visitantes a vigorosa produção agrícola na região, especialmente na área da fruticultura irrigada. Além disso, o Boletim acompanha a divulgação do Balanço de Comercialização Total de Frutas e Hortaliças de 2023, que aponta um aumento no volume e valor comercializados em comparação ao ano anterior.
Para mais detalhes sobre a comercialização de frutas e hortaliças no setor atacadista, assim como a análise completa dos números de 2023, os interessados podem acessar o boletim completo no site da Companhia Nacional de Abastecimento.
Fonte: portaldoagronegocio