A União Europeia, principal bloco comercial investidor no Brasil, reconhece o país como uma potência verde, destacando seu potencial na transição energética. Em um encontro em Bruxelas, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Consórcio Nordeste e o Ministério das Relações Exteriores discutiram oportunidades de investimentos com autoridades europeias e belgas, enfatizando a competitividade do Nordeste brasileiro na produção de hidrogênio verde.
Parcerias para a Transição Energética
A comissária europeia de Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, destacou a importância de reconhecer o Brasil como uma superpotência verde e parceiro na transição energética global. Além disso, ressaltou o interesse da União Europeia em colaborar no desenvolvimento de cadeias de valor agregado baseadas em fontes limpas de energia.
Perspectivas de Investimento e Cooperação
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, sublinhou a importância estratégica das relações entre União Europeia e Brasil, não apenas comercialmente, mas também para a segurança alimentar e a transição energética. A efetivação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia foi destacada como uma oportunidade para impulsionar a transição energética.
Iniciativa Global Gateway
Comparada ao projeto chinês “Belt and Road”, a iniciativa europeia Global Gateway visa promover projetos de infraestrutura, transição energética e digital. Representantes brasileiros veem na iniciativa uma oportunidade para atrair investimentos e construir parcerias.
Missão Empresarial Belga ao Brasil
Mais de 200 empresários belgas realizarão uma missão ao Brasil em busca de oportunidades de negócios. O governo belga convidou representantes da ApexBrasil e do Consórcio Nordeste para estreitar o diálogo e explorar cooperações econômicas, destacando as relações históricas entre o Nordeste e a Bélgica.
Fortalecimento da Cooperação
Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado entre a ApexBrasil e o Consórcio Nordeste para promover exportações, atrair investimentos estrangeiros e fortalecer a imagem internacional da região. A ApexBrasil vê o Nordeste como um parceiro fundamental na busca pelo desenvolvimento sustentável.
Fonte: portaldoagronegocio