O Brasil se destaca no cenário mundial da Agricultura Sustentável, ocupando o 5º lugar, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse compromisso com o ecossistema impulsiona empresas nacionais do setor, como a Hydroplan-EB, que há 25 anos investe em tecnologias sustentáveis para o agronegócio. Recentemente, desenvolveram um produto inovador capaz de higienizar o ambiente de produção de alimentos e melhorar sua qualidade de maneira totalmente natural.
O destaque internacional veio quando o produto foi apresentado em um trabalho pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), sob a supervisão do Professor Paulo Hercílio. A iniciativa chamou a atenção da Nasa, sendo selecionada para participar de uma competição visando fornecer alimentos frescos em uma viagem de três anos para Marte. O resultado colocou a Universidade de São Paulo (USP), responsável pela pesquisa com o uso do Pro Lyks da Hydroplan, como a única universidade e representante do Brasil entre os dez selecionados.
O diferencial do produto está no uso do terpeno, presente em sua composição. Segundo o professor, esses terpenos têm efeitos secundários nas plantas, proporcionando benefícios como ação antioxidante, protegendo as células vegetais e reduzindo o estresse oxidativo.
Testes realizados mostraram que alimentos tratados com o produto produziram mais carotenoides, como a vitamina A, essencial para a saúde cardiovascular e ocular. Essas descobertas foram fundamentais para o projeto espacial, onde as plantas cultivadas na espaçonave para o consumo dos astronautas apresentaram melhorias significativas.
O Pro Lyks é fabricado pela Hydroplan-EB, empresa comprometida com o mercado de agronegócios de forma responsável. “Nosso sucesso se baseia na sustentabilidade, oferecendo produtos que economizam água, fertilizantes e óleos essenciais”, destaca Francisco Carvalho, gerente comercial da marca.
O uso de compostos como o Pro Lyks oferece uma alternativa consciente, pois são derivados de plantas, apresentando baixa toxicidade e benefícios para o ecossistema.
Fonte: portaldoagronegocio