A propriedade, comandada por Francisco Grillo Silveira, arrematou a primeira colocação nas categorias Cruzados e Definidos, com os lotes 1 e 2, que alcançaram 85,75 e 80,25 pontos, respectivamente. Os lotes registraram peso médio de 332,18 e 313,52 quilos. A disputa foi realizada na unidade da Marfrig no município e certificou 325 animais, 83,13% dos exemplares abatidos no concurso.
Segundo Silveira, a vitória confirma que a propriedade está no caminho certo, trabalhando para entregar animais jovens e com alto peso de carcaça. “Como somos produtores de novilho precoce, vislumbramos sempre um maior peso de carcaça com idade reduzida. E com a raça Angus conseguimos isso”, pondera. Para garantir os resultados, a estância foca na qualidade dos exemplares desde a seleção. “Geralmente a gente opta por terneiros de ponta do lote e descartamos aqueles que não entram nos parâmetros que gostaríamos para ter um desempenho de engorda desejável”. A propriedade trabalha exclusivamente com produção a pasto.
Gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, destaca que o concurso evidenciou no gancho animais extremamente jovens e com carcaças bem acabadas, tanto entre os exemplares Definidos, quanto os Cruzados, mostrando que a genética Angus traz resultados nos diferentes sistemas de produção. “Podemos conferir de perto que a raça entrega animais precoces, prontos para o abate, com carcaças padronizadas e com resultado de peso muito positivo”, avalia. Ela acompanhou a disputa junto ao presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski, que ressaltou a importância do melhoramento genético na qualidade das carcaças. “O que vimos é reflexo da seleção e do manejo realizados pelos nossos produtores e usuários da raça no campo”. O coordenador de qualidade do Programa Carne Angus, Gabriel Beltrão, também participou da disputa.
Na categoria Angus Cruzados, o mérito de reservado ficou com Aleani Moura Bochi, de Santiago (RS), com o lote 10, que atingiu peso médio de 292,88 quilos. O terceiro lugar foi conquistado por Valter Felice Salla Filho, de Cacequi (RS). O reconhecimento veio com o lote 16, que obteve peso médio de 274,52 quilos.
Entre os animais Angus Definidos, o lote 15, de Gilberto Gonçalves, de Jaguarão (RS), sagrou-se como reservado, com peso médio de 270,33 quilos. O terceiro lugar ficou com o lote 13, de DMV Agropastoril Ltda, de Aceguá (RS), que atingiu média de peso de 263,47 quilos. O prêmio de destaque revelação foi conquistado pela Agropecuária da Pacheca SA, de Camaquã (RS), com o lote 9, que registrou peso médio de 267,95 quilos.