Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Docas do Rio implanta sistema de programação ferroviária

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Docas do Rio implanta sistema de programação ferroviária

Entrou em operação no Porto do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (10), o Sistema de Programação e Controle das Manobras Ferroviárias (Sisfer), desenvolvido pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). O investimento, da própria autoridade portuária, foi de R$ 90 mil.

A ferramenta inovadora tem por objetivo a informatização dos procedimentos necessários à programação e à efetivação de entradas e saídas das composições ferroviárias, visando a melhoria da dinâmica operacional, com reflexo direto na eficiência logística dos portos. No Porto de Itaguaí, o sistema também será implantado ainda este ano.

Com a implantação do sistema, serão obtidas padronização e otimização de todas as fases do processo de programação e movimentação ferroviária; redução de impacto das manobras ferroviárias na eficiência dos demais modais de transporte e das operações portuárias; e o estabelecimento de condições favoráveis para um incremento na movimentação ferroviária. O sistema permitirá ainda a integração com outros sistemas dos terminais arrendados e dos operadores portuários e ferroviários.

Segundo o gerente de Estruturação e Construção de Soluções, Eduardo Moreira, durante apresentações aos usuários externos, o ‘feedback’ recebido dos representantes das empresas arrendatárias e operadores portuários foi muito positivo: todos consideraram o sistema como um grande avanço, sobretudo em relação ao ganho de agilidade e transparência no processo.

Antes desse sistema, o processo era baseado em formulários físicos, com registros manuais e troca de informações via e-mail e telefone. Esse cenário prejudicava a comunicação entre os ‘stakeholders’ que operavam ou se utilizavam do modal ferroviário, gerando, por vezes, prejuízos à eficiência operacional.

O superintendente de Tecnologia da Informação da Docas do Rio, Carlos Cerveira, destacou que o desenvolvimento do Sisfer é uma das ações previstas no Plano de Transformação Digital (PTD), cuja vigência é o triênio 2022-2024. O PTD tem por objetivo promover o aperfeiçoamento do uso das tecnologias existentes, na prestação dos serviços disponibilizados pela companhia, tanto a clientes internos quanto externos. Em nota, a companhia informa que espera, através do uso de soluções tecnológicas, propor soluções mais práticas, rápidas e eficazes, tanto em questões rotineiras quanto em necessidades mais complexas.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.