O maior incremento é esperado na produção de sorgo, que poderá saltar 31%, passando de 32,3 mil toneladas em 2021/22 para 42,3 mil toneladas em 2022/23. Essa elevação deve-se, principalmente, à melhoria de produtividade, uma vez que não é esperado um aumento expressivo na área plantada.
Para a produção de soja, também é previsto um crescimento de 6% na produção 2022/23 em relação à safra anterior, estimada em 4,4 milhões de toneladas. Com o vazio sanitário encerrado no dia 15 de setembro, foi realizado o primeiro evento de abertura oficial de plantio de soja safra 2022/23 no dia 22 do último mês, em Santa Cruz do Rio Pardo. Porém, as precipitações ainda frequentes atrasam as operações de plantio, que só alcançam 2% da área prevista.
Análise climática
Os maiores acumulados de chuva na Região Sudeste foram observados no sul e oeste de São Paulo, com valores acima de 120 mm, mantendo o armazenamento de água no solo elevado, importante para o início da safra de verão nessas áreas. A previsão de temperaturas está dentro ou ligeiramente abaixo da média.
- Confira a análise completa no Boletim da Safra de Grãos.