Conteúdo/ODOC – O presidente da Câmara de Cuiabá, o vereador Chico 2000 (PL), rejeitou o pedido de remoção da vereadora Edna Sampaio (PT) da Comissão Processante encarregada de investigar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O requerimento solicitava a exclusão de Edna, pois ela também é alvo de investigação no parlamento.
Chico seguiu o parecer da Procuradoria da Câmara, que não encontrou fundamentos para retirar a parlamentar da comissão. Além disso, ele observou que, pela primeira vez desde que assumiu a presidência, tomaria uma decisão sobre o assunto sem a prévia aprovação dos demais membros da Mesa Diretora ou do Colégio de Líderes.
O pedido de remoção foi protocolado pelo suplente de vereador Gabriel Guilherme após o sorteio dos membros da comissão. No documento enviado à presidência, o autor enfatizou que a participação de Edna nas investigações é antiética e pode gerar suspeição.
Ele também argumentou que a permanência da vereadora na comissão é constrangedora para os demais vereadores e gera dúvidas na mente da população quanto à seriedade dos trabalhos do colegiado.
“Vou decidir pelo aspecto legal, vou decidir pelo aspecto jurídico, vou decidir pelo o que estabelece o Decreto n° 201/67 e o decreto não trouxe qualquer impedimento para que a vereadora permaneça nesta comissão, portanto, este pedido vai ao arquivo e a vereadora continua na comissão”, decidiu.
Edna é membro da comissão processante encarregada de investigar uma possível infração político-administrativa cometida pelo prefeito. Além dela, os vereadores Wilson Kero Kero (Podemos) e Rogério Varanda (sem partido) também fazem parte da investigação.
Fonte: odocumento