Sophia @princesinhamt
Política

Advogado busca impedir Juiz Dino de atuar em casos do dia 8 de janeiro

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Ezequiel Silveira pediu ao presidente do , Luís Roberto Barroso, neste domingo, 10, para impedir o ministro Flávio Dino de julgar os processos do 8 de janeiro.

Silveira atua em processos de manifestantes presos no protesto.

+

A razão seria o envolvimento direto de Dino com os fatos investigados. Isso porque o Código de Processo Civil considera impedido para julgar uma causa o magistrado que “for parte ou diretamente interessado no feito”.

+

Segundo Silveira, o impedimento de Dino se comprova com uma entrevista do ministro Alexandre de Moraes, relator dos casos do 8 de janeiro.

Conforme Moraes, “por intermédio do então ministro da Justiça, Flávio Dino, falou por ligação com o presidente da República, em 8 de janeiro”. Moraes também disse que orientou o governo a fazer os pedidos de prisão e de desocupação do acampamento em frente ao - do Exército, em Brasília.

Dessa forma, Silveira sustentou que “não pode Flávio Dino ser julgador do processo em que, até pouco tempo, figurava como parte orientada pelo relator”.

Para comprovar a parcialidade de Dino, o advogado arrolou como testemunhas Lula, Moraes, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o senador Randolfe Rodrigues.

2024 word1
Lula, Dino E Moraes | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.