Aline Almeida
Única News
O governador Mauro Mendes (União) confirmou a abertura de uma sindicância para apurar o caso de estudantes que foram filmados jogando uniformes distribuidos nas escolas estaduais. Noticiado pelo Única News, nesta terça-feira (27), um homem não identificado, gravou um vídeo onde diversos alunos da Escola Estadual professora Eliane Digigov Santana, no bairro Bela Vista em Cuiabá, arremessando uniformes que fazem parte do conjunto de materiais escolares entregues pelo Governo do Estado. No registro é possível ver algumas camisetas dentro de lixeiras na rua e outros materiais que foram coletados pelo morador no meio do caminho.
“Essa imagem me deixou indignado, e tenho certeza que muitos mato-grossenses também. Apesar de ser um caso isolado, já determinei a abertura de uma sindicância para apurar o que realmente aconteceu naquela escola e já estamos tomando outras providências. Uma delas foi tornar obrigatório o uso de uniforme e vamos fazer isso em forma de lei”, afirmou Mauro Mendes.
Mauro destacou ainda que encaminhou para a Assembleia Legislativa, na noite desta quarta-feira (28.02), o projeto de lei que torna obrigatório o uso dos uniformes nas escolas estaduais de Mato Grosso. O chefe do Executivo abriu uma consulta pública sobre o assunto, onde quase 10 mil pessoas já se manifestaram. “Quase 10 mil pessoas votaram e 95% se mostraram a favor. Nas escolas públicas do Estado de Mato Grosso, o Governo vai continuar a fornecer esse uniforme gratuitamente, como tem feito ao longo dos últimos anos, e nenhum aluno poderá acessar a sala de aula se não tiver devidamente uniformizado”, relatou.
Sendo aprovado pelos deputados estaduais, o projeto de lei vai condicionar o uso do uniforme para que os estudantes possam ingressar na escola. “Entende-se por uniforme mínimo obrigatório o uso de camisa e bermuda ou calça fornecida pela gestão escolar, bem como tênis, fornecido ou não pela Administração Pública”, diz trecho da proposição.
Além disso, de acordo com o projeto, as escolas deverão documentar a entrega dos uniformes aos alunos e responsáveis, para que os mesmos fiquem responsáveis pelas vestimentas.
“O acesso de aluno da rede estadual de ensino sem o uniforme mínimo obrigatório de que trata o 1º do art. 1 desta lei implica na caracterização de falta ao estudante, para todos os efeitos educacionais cabíveis, e na apuração da responsabilidade funcional do gestor escolar da respectiva unidade”, afirma outro trecho do projeto.
VEJA VÍDEO
FAÇA PARTE DE NOSSO grupo NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews