Ex-ministro de Lula (PT), José Dirceu, de 77 anos, foi hospitalizado na última segunda-feira, 26, com diagnóstico de pneumonia. O ex-dirigente petista está internado no , em São Paulo. De acordo com boletim médico emitido pela unidade hospitalar, seu estado de saúde no momento é estável. No entanto, ainda não há previsão de alta.
Eleito deputado federal na legislatura 1999-2003, Dirceu licenciou-se do mandato para exercer o cargo de ministro-chefe da Casa Civil do primeiro governo Lula, em janeiro de 2003.
Por envolvimento no , o político foi afastado do cargo público em 2000, quando também teve o mandato cassado.
Dirceu também foi condenado na Lava Jato a 30 anos e nove meses de prisão por corrupção passiva, pertinência a organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ficou preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por um mês, mas deixou a prisão em junho de 2018. A soltura foi determinada pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Mesmo distante da vida pública, Dirceu declarou em janeiro, em uma entrevista à CNN Brasil, que já articula reeleição de Lula e vê esquerda no poder por mais 12 anos. Para ele, se Dilma não tivesse sofrido um “golpe”, o PT teria ficado no governo federal por duas décadas.
Fonte: revistaoeste