O Florescer é um programa que incentiva estudantes ligados a empresas juniores a participarem de iniciativas de inovação aberta, se conectando com empresas e cooperativas do agro e startups.
De acordo com Ricardo Campo, coordenador de inovação digital na Raízen e gestor do Pulse, o grande foco é compartilhar temas como inovação e tecnologia e, consequentemente, crescer em conjunto. “O crescimento não é apenas para Cocriagro e Pulse, mas para as nossas startups parceiras e empresas juniores participantes”, completa.
Campo também fala sobre a importância da expansão dos ecossistemas, que deixam de ser apenas em níveis estaduais. “As conexões passam a ser muito maiores, o que significa oportunizar projetos e desafios. Por isso essa parceria é benéfica: ela fortalece conexões e cria muitas pontes”.
Para Tatiana Fiuza, head de inovação do Cocriagro, todos têm a crescer e a aprender com essa parceria. “Ainda há um gap enorme nas universidades sobre os temas empreendedorismo e inovação. Por outro lado, cada vez mais empresas do agro estão criando programas e setores nesse sentido. Aproximar estudantes desse mundo possibilita ampliar não só conexões, mas também conhecimento”.
Tatiana conta que o Florescer foi idealizado a partir de uma observação da atuação de estudantes de agronomia no contato com startups no manejo de uma safra. “Há uma série de tecnologias disponíveis que, por vezes, os estudantes não têm acesso. Estar junto ao Cocriagro e a Pulse amplia esse acesso.”
Pulse
O Pulse é um dos grandes hubs incentivadores de inovação aberta do Brasil. Nascido em Piracicaba (SP), tornou-se uma importante engrenagem na estrutura de inovação da Raízen e vem viabilizando a oxigenação de novas ideias e práticas que enriquecem o agronegócio brasileiro e demais frentes de negócios da companhia como logística, indústria e varejo.
O Pulse colabora diretamente com o desenvolvimento de um grupo de 58 startups parceiras. Ao longo de seus 5 anos de existência, mais de 93 projetos-piloto já foram ou estão sendo testados na própria Raízen.
Além da oportunidade de testarem seus projetos no ambiente de negócios da companhia, a Raízen oferece a possibilidade de contratação dos serviços das startups cujos projetos estejam em nível avançado de desenvolvimento e que tenham sinergia com os negócios da empresa. Isso já é realidade para startups como: Brain Ag., ARPAC, Zeus Agrotech, Solinftec, Agricef, Perfect Flight, Aimirim, Talent Academy, Checklist Fácil, entre outras.