Mercados competitivos e globalizados e consumidores mais informados empurram a agroindústria para soluções tecnológicas para os negócios. E é a inovação que aponta caminhos para resolver anseios globais na avicultura. O tema foi o foco da palestra do coordenador de Inovação na Aurora Coop, Jean Pierre Kurtz, durante o 13º Simpósio Técnico da ACAV, um dos maiores eventos científicos da agroindústria avícola mundial, em Florianópolis, nesta quinta-feira (6).
Algumas preocupações são comuns entre produtores e industriais do setor em todo o mundo, como explica o gestor. Entre elas estão a redução do uso de antibióticos (ou o uso consciente terapêutico), a saúde intestinal e respiratória dos animais e o custo sustentabilidade.
“É a inovação que vai auxiliar as empresas a encontrarem soluções que permitam que a sustentabilidade não onere a empresa. Hoje não é mais possível pensar em negócio sem sustentabilidade. Mas só é sustentabilidade se for boa para o cliente, para quem produz e para os fornecedores. A conta precisa fechar, mas para isso é preciso inovar”, avalia Kurtz.
O palestrante falou sobre modelagens, programas de gerenciamento e medição de dados – que auxiliam na tomada de decisões assertivas.
“Criatividade, invenção e inovação são coisas diferentes. Inovação só acontece com métodos, ouvindo os colaboradores, a partir de quadros técnicos qualificados nas empresas ou de empresas parceiras”, defende o palestrante.
Sobre o evento
O 13º Simpósio de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição organizado pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) reuniu cerca de 700 pessoas em Florianópolis nos últimos três dias. É um dos maiores eventos científicos da agroindústria avícola mundial. A programação contemplou 12 palestras e 4 mesas-redondas.