Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Conab cadastra agentes colaboradores para coleta de preços agropecuários no país

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Conab cadastra agentes colaboradores para coleta de preços agropecuários no país

Produtores, instituições e empresas agrícolas estão sendo cadastrados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em todo o país para atuarem como agentes colaboradores no fornecimento de preços diversos. As viagens para a realização do cadastro tiveram início em agosto e seguem até dezembro.

O objetivo desta ação é captar agentes tanto para o nível de comercialização de preços recebidos quanto pagos pelo produtor, abrangendo os mais diversos produtos. A ação inclui os que integram a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGMP-Bio), além de produtos hortigranjeiros e grãos em geral.

Para realizar o cadastro, o colaborador deve preencher uma planilha com algumas informações pessoais e os produtos avaliados. Agentes e instituições também podem fazer a solicitação para tornar-se um colaborador, mediante contato com a superintendência da Conab em seu estado, que deverá analisar a viabilidade do cadastramento.

O contato com os novos agentes é tanto pessoalmente como por meio remoto, via telefone, e-mail e aplicativos de mensagens. O de campo ocorre principalmente em locais onde há dificuldade na apuração de dados com os informantes já cadastrados ou em regiões com novas demandas para a coleta de preços.

As informações levantadas pela Companhia também são utilizadas nos cálculos dos custos de produção, nas análises de mercado, na definição dos preços de abertura dos leilões públicos e do preço de venda de milho no Programa de Vendas em Balcão, e ainda por outros agentes em todo o Brasil e no exterior.

Atualmente, a Conab tem cerca de 20 mil séries de preços, que incluem produto, especificação, localidade, frequência de coleta de preço, entre outros. A ideia é criar, a partir desta ação com os colaboradores, outras séries de preços de produtos ainda não avaliados, e incluir dados sobre produto, localidade, nível de comercialização, se é produtor, revenda, ou cooperativa. As informações de preços agropecuários(https://www.conab.gov.br/info-agro/precos) que são obtidas alimentam o Sistema de Informações Agropecuárias e de Abastecimento (Siagro) e são disponibilizadas no Portal da Conab.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.