O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (6), na contramão do clima negativo nos mercados externos.
Às 10h07, o Ibovespa subia 0,32%, a 117.570 pontos.
Na quarta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,83%, a 117.198 pontos. Com o resultado, acumula alta de 6,51% no mês e de 11,81% no ano.
O que está mexendo com os mercados?
É aguardado para esta sexta-feira o relatório sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos. Dados desta semana têm sugerido que a economia dos Estados Unidos estaria perdendo fôlego. Isso levantou esperanças de que o Federal Reserve (BC dos EUA) poderia subir sua taxa de juros em dose menor do que o esperado.
Custos de empréstimo mais altos nos EUA são vistos como fator de impulso para o dólar tanto por tornarem os retornos do mercado de renda fixa norte-americano mais atraentes quanto por levantarem temores de recessão, já que tendem a restringir os gastos de empresas e famílias. O dólar é considerado aposta segura em momentos de turbulência econômica e geopolítica.
No cenário local, as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) seguem se movimentando em busca de apoios depois de um primeiro turno eleitoral muito mais apertado do que o esperado.
Apesar de num primeiro momento os resultados do 1º turno terem repercutido positivamente entre os investidores, analistas alertam que a moeda pode começar a ficar mais sensível ao noticiário eleitoral diante da perspectiva de uma disputa acirrada no 2º turno.