A DSM, detentora da marca de suplementos nutricionais para animais Tortuga®, levará as mais altas tecnologias para o setor leiteiro na 20ª edição do Interleite Brasil, que será realizado pela primeira vez em Goiânia/GO, nos dias 3 e 4 de agosto. Com o tema “As mudanças no mercado e as oportunidades para quem quer se preparar”, o evento acontecerá de forma híbrida, depois de uma paralisação de dois anos por conta da pandemia de covid-19.
Para o Gerente de Gado de Leite da DSM, Marcelo Machado, a participação da companhia em um evento como o Interleite Brasil é fundamental para apoiar o produtor em suas escolhas. “A DSM tem como missão ser a ponte entre produtor, conhecimento e alta tecnologia. Por conta disso, marcar presença em um evento como o Interleite Brasil é a garantia de que o produtor de leite brasileiro conhecerá produtos e serviços que podem auxiliar em seu dia a dia, tornando a produção mais rentável, ao mesmo tempo em que vai garantir maior qualidade do leite para o consumidor final”, ressalta.
Durante o evento, a DSM contará com uma área de atendimento dedicada aos visitantes, onde será possível conhecer e entender melhor as tecnologias desenvolvidas pela companhia. Entre as inovações que serão levadas pela DSM, está o recém-lançado Mycofix® Plus 5.0, o primeiro produto da linha Mycofix para bovinos de leite. A tecnologia, desenvolvida pela Biomin, empresa especializada em micotoxinas que integra o Grupo Erber, adquirida pela DSM em 2020, é capaz de destruir as micotoxinas presentes no alimento dos animais, que podem ser contaminados por fungos que afetam o seu desempenho e são prejudiciais à saúde humana.
Considerado um dos principais fóruns técnico e de mercado da produção leiteira do Brasil, o Interleite Brasil deste ano tem a expectativa de receber cerca de 2 mil pessoas, entre produtores, laticínios, técnicos, pesquisadores e formadores de opinião. O evento é realizado pelo portal MilkPoint, com o apoio do Sistema Faeg/Senar, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Governo do Estado de Goiás.
Goiás é mais leite
Além das altas tecnologias que serão apresentadas aos visitantes do Interleite Brasil, a DSM dará início a campanha GO Leite, um movimento criado para fomentar a força da produção e qualidade do leite de Goiás, considerado o quinto maior produtor de leite do País. Ao todo, o Estado produz 9% do leite nacional, segundo estimativas do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária (Ifag).
“Atualmente, os produtores de leite enfrentam diversos desafios para produzir um alimento essencial para as pessoas, como custo elevado de produção e alta dos preços dos insumos”, pontua o Gerente de Vendas da DSM para o Estado de Goiás, Victor Brito. “A ideia desta campanha é mostrar que o setor leiteiro é forte e está em constante evolução. Além disso, queremos que os pecuaristas saibam que podem contar com o apoio da DSM em todos os momentos de seu trabalho”.
A campanha Go Leite vai muito além do Interleite Brasil, segundo Marcelo Machado. “Durante o fórum, os visitantes poderão encontrar nossa equipe de especialistas para tirar dúvidas sobre os nossos produtos e o mercado leiteiro. A campanha terá continuidade em todas as nossas plataformas digitais, bem como será realizada em outros eventos que a DSM estará presente”, conclui.
De acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em 2019, o Brasil possui cerca de 1,2 milhão de produtores de leite, com uma produção que supera a marca dos 33 bilhões de litros por ano. Somente em Goiás, há uma média de 72 mil produtores, que produzem mais de 3 bilhões de litros de leite por ano.
Tecnologias de ponta contribuem para a qualidade do leite
Quando se fala em qualidade do leite e nutrição animal, os suplementos nutricionais adicionados às dietas devem conter ingredientes de alta tecnologia que têm efeito no teor de sólidos e na quantidade de células somáticas presentes no leite, além de melhorar a produtividade e os índices zootécnicos do rebanho. Do portfólio da Tortuga® para a pecuária de leite, destaque para a linha Bovigold®, que tem produtos que combinam os aditivos CRINA® e RumiStarTM aos Minerais Tortuga com objetivo de aumentar a produção das vacas (até as que já têm alto desempenho).
O CRINA®, composto por uma combinação de óleos essenciais que proporciona maior eficiência alimentar às vacas, substitui os antibióticos na nutrição dos animais. Já o RumiStar™, a primeira enzima utilizada na nutrição de ruminantes, promove maior digestão do amido e da dieta como um todo. Combinado com os Minerais Tortuga de alta biodisponibilidade e às vitaminas em níveis OVN® (Optimum Vitamin Nutrition, conceito da DSM desenvolvido para otimizar o desempenho animal), estes pacotes tecnológicos geram maior produção de leite com maior teor e sólidos, melhor saúde e bem-estar aos animais e, como consequência, mais lucro aos produtores.
As tecnologias Hy-D® e Betacaroteno® também compõe o portfólio da Tortuga®. Com o Hy-D®, que é um metabólito específico de vitamina D3, as vacas conseguem tem uma absorção mais rápida e eficiente dos macrominerais, o que ajuda em sua saúde imunológica e melhora a qualidade do leite. Com o Betacaroteno®, também conhecido como a vitamina da fertilidade em vacas, a taxa dos índices de prenhez aumentam, os intervalos entre partos diminuem, melhorando a qualidade do colostro e a saúde dos bezerros, ao mesmo tempo em que reduz a ocorrência de mastite.
Serviço: 20º Interleite Brasil
- Data: 3 e 4 de agosto de 2022
- Local: Centro de Convenções Goiânia, na Rua Quatro, 1.400 — Setor Central — Goiânia/GO
- Site: Link https://www.interleite.com.br/