O Brasil é responsável por cultivar aproximadamente 1,6 milhões de hectares de algodão. Entre algumas das variedades destacam-se o algodão herbáceo, algodão arbóreo, egípcio, entre tantos outros. A estimativa da safra 2021/2022 do algodão brasileiro foi reduzida em 2,5 milhões.
Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a queda foi atribuída a problemas climáticas nas regiões produtoras, como a seca e a chuva em excesso. A estimativa do setor no começo do ano era de colher 2,8 milhões de toneladas, mesmo com a previsão menor, o volume ainda é maior doque os 2,36 milhões da safra passada.
No Brasil, o próximo plantio está previsto para começar em novembro, a Abrapa prevê uma safra de 3,1 milhões de toneladas. Caso a previsão se confirme, o país irá crescer 27% da produção algodoeira em relação aos 2,5 milhões de toneladas da safra atual. Para 2023, o setor prevê crescimento dá área plantada de 1,63 milhões de hectares para 1,78 milhões de hectares, um aumento total de 9,3%.