Sophia @princesinhamt
Cenário Agro

Encontro abordará oportunidades de mercado para os criadores de genética eficiente

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Encontro abordará oportunidades de mercado para os criadores de genética eficiente

O melhoramento genético do rebanho brasileiro avança rapidamente na direção das características de valor econômico relacionadas à alta produtividade e da redução de custos de produção e de emissão de metano. A procura por animais de alto desempenho, com baixo consumo e mais sustentáveis é a exigência do mercado, por isso, produtores devem se qualificar para atender a essa demanda. Esse será o tema da live “Consistência na seleção genética para eficiência alimentar e as oportunidades”, que ocorrerá nesta quarta-feira (28), às 18h30min. Para participar, basta acessar aqui.

O encontro virtual é promovido pela GA+Intergado, duas das mais relevantes empresas de tecnologia focadas na gestão da informação e da precisão na pecuária, que celebra, em 2022, os 10 anos de seleção genética de bovinos para eficiência alimentar no Brasil. Participarão do debate Marcelo Ribas, médico veterinário, doutor em Zootecnia e VP da companhia; Argeu Silveira, especialista em melhoramento genético e seleção para eficiência alimentar e diretor técnico da Agronova — a fazenda foi a segunda que mais avaliou animais para a característica no Brasil e foi reconhecida na Categoria Prata do Prêmio Criadores de Eficiência na edição 2022; e Gustavo Morales, especialista em planejamento genético e gerente de mercado responsável pela seleção de touros para a bateria da ABS, empresa responsável pela criação do índice Real Matinha que considera a eficiência alimentar, reunindo o maior catálogo de animais com DEP Negativa para CAR do mercado. 

A seleção para eficiência alimentar tem se consolidado como uma das estratégias mais consistentes para oferecer ao mercado animais mais rentáveis para o sistema de produção e ganha destaque nos leilões e nas centrais de sêmen. Fazendas que avaliam para essa característica tem, em média, 8,4 animais nas centrais de sêmen, contra 2,6 animais daquelas que não avaliam, segundo análise da Intergado a partir da base de dados da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Além disso, dos animais que fazem parte do TOP 0,1% para Mérito Genético Total Econômico (MGTe), cerca de 64% têm DEP negativa para CAR.

“Após mais de 10 anos de levantamento de dados por meio das tecnologias Intergado junto aos programas de seleção genética e cerca de 45 mil animais testados, foi aumentada a oferta de rebanho eficiente para o mercado. Os criadores e melhoristas que estão medindo e submetendo todos seus animais (machos e fêmeas) na prova de eficiência alimentar são os que mais têm avançado. O encontro desta quarta é, então, uma oportunidade para criadores de genética eficiente ampliarem o horizonte sobre oportunidades de mercado”, afirma Marcelo Ribas. 

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.