Na tarde desta segunda-feira (21), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) realizou, durante a abertura oficial da 16ª ExpoGenética, o lançamento da Avaliação Genética Nacional das Raças Zebuínas ABCZ PMGZ/Embrapa Geneplus.
Os dados analisados pela ABCZ e Embrapa somam quase 17 milhões de animais analisados, referentes às raças zebuínas de corte. Os resultados das avaliações foram apresentados por representantes da equipe técnica da ABCZ.
“Olhando para os 16 anos da ExpoGenética, assistimos à evolução da incorporação de tecnologias na produção sustentável de carne e leite no Brasil. Hoje, vivemos um momento em que todos os programas de melhoramento, os produtores e as instituições de pesquisa encontram na ABCZ um palco importante para a materialização desse processo”, comenta o Superintendente Técnico da associação, Luiz Antonio Josahkian.
Para compor o documento, foram utilizados mais de 21 milhões de fenótipos e características de crescimento, idade ao primeiro parto, stayability, perímetro escrotal ao ano, perímetro escrotal ao sobreano, ultrassonografia de carcaça e de características morfológicas, com o objetivo de identificar os melhores animais de cada raça e agilizar as tomadas de decisões dos produtores.
A apresentação também contou com a recepção e a apresentação de outros programas de melhoramento genético, entre eles, PAINT, ANCP e Instituto de Zootecnia de Sertãozinho.
O lançamento das avaliações genéticas foi transmitido ao vivo pelo canal oficial de YouTube da ABCZ.
- Acompanhe todas as notícias em nosso site: www.abcz.org.br
Fonte: portaldoagronegocio