A parcial do mês de agosto (1º a 18/08) vem sendo marcada pela redução dos preços da cenoura. A “suja” foi comercializada a R$ 53,75/caixa de 29 kg nas principais praças produtoras – São Gotardo (MG) e Cristalina (GO) –, desvalorização de 19% em comparação ao mês de julho. O aumento da oferta deve-se ao início da colheita da safra de inverno e ao clima mais ameno e favorável à produção nestas regiões.
Em Cristalina (GO), poucas áreas da safra de inverno foram colhidas; com isso, produtores esperam que ocorra um período de oferta mais elevada das raízes da nova safra até o final de agosto e início de setembro, pressionando as cotações. Até o momento, a maioria das cenouras comercializadas na região são da safra de verão.
O cenário de oferta é diferente em Irecê (BA), que mesmo com a colheita da safra de segundo semestre em andamento, tem pouca disponibilidade de cenouras e precisa recorrer à compra de raízes mineiras. Já a qualidade está boa em todas as praças supracitadas, sem problemas com doenças e descartes.
Fonte: portaldoagronegocio