Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Conab divulga classificação de propostas do Programa de Aquisição de Alimentos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ao todo, serão destinados, neste momento, cerca de R$ 250,5 milhões para todo o país, com recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e à Fome (MDS). Dentre as regiões, Nordeste e Norte receberão o maior volume de recursos, respectivamente, seguido do Sudeste, -Oeste e Sul. 

Os critérios para classificação dos foram definidos pelo Grupo Gestor do Programa (GGPAA). Para pontuação, serão levados em consideração parâmetros como participação dos públicos prioritários, que incluem os povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, pescadores, juventude rural, entre outros, assegurando a justiça de gênero, com participação de no mínimo 50% de mulheres.

A Lei que retoma o PAA (Nº 14.628) foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de julho. O Programa, criado há 20 anos no âmbito da estratégia Fome Zero, une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares no fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. 

Por meio do Programa, os produtos da agricultura familiar são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pelas ações da rede socioassistencial, públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas. O Programa também possibilita a formação de estoques pelas cooperativas e demais organizações da agricultura familiar, bem como o atendimento às demandas de gêneros alimentícios e materiais propagativos.

Outras informações podem ser obtidas nas Superintendências Regionais da Conab. Já a classificação dos projetos apresentados e os critérios para a classificação estão disponíveis no site da Companhia.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.