Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Novidades para Vale do Araguaia: impulso para a produção de grãos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em sua terceira edição, o Conexão Vale do Araguaia será realizado no próximo dia 10 de agosto, na Fazenda Diamante, no de Mundo Novo (noroeste goiano), e promete reunir centenas de produtores da região do Vale do Araguaia, uma das novas fronteiras agrícolas de Goiás. O evento foi criado pela Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, inicialmente, como encontro para troca de experiências entre produtores daquela região, que está se tornando uma expoente na produção de soja, e exposição de novidades da rede de lojas.

No lado de Goiás, o Vale do Araguaia compõe um cinturão com grande produção de grãos, em especial a soja, feijão, milho e arroz. Para se ter uma ideia, a região responde por 8% da soja produzida no País. A área que compreende 11 municípios goianos – Araguapaz, Aruanã, Britânia, Crixás, Faina, Matrinchã, Mozarlândia, Mundo Novo, Nova Crixás, São Miguel do Araguaia e Uirapuru – também responde pela maior parte da produção de feijão em Goiás, que é o quarto maior produtor do Brasil. 

Em sua terceira edição, o evento já se consolidou como um dos mais importantes no calendário agro do oeste e noroeste goiano, reunindo dezenas de entre prestadores de serviços e fornecedores de fertilizantes, sementes, de equipamentos para pecuária, de veículos para o campo, entre outros. 

“O Conexão Vale do Araguaia começou em 2021 de forma despretensiosa, mas logo em sua primeira edição percebemos a grande receptividade que teve entre os produtores e decidimos fazer uma segunda edição, que também foi sucesso. Então o evento acabou ganhando uma proporção bem maior e hoje, além das novidades em tecnologia agro da Pivot, também agregamos outros parceiros importantes para a cadeia produtiva do agronegócio. O evento também se tornou um momento de aprendizado com palestras e troca de experiências”, explica Emília Ferreira, gerente de marketing da Pivot e uma das organizadoras do Conexão Vale do Araguaia.

E por falar em aprendizado, a programação do evento contará com duas palestras. A partir das 10h, o gerente regional da ADM do Brasil, empresa líder global no processamento, transporte e armazenamento de produtos agrícolas, Moacir Martins, falará aos convidados sobre “Perspectivas e Tendências do Mercado de Soja e Milho”. Já por volta das 11h, o pesquisador da Embrapa, Lineu Neiva Rodrigues, ministra palestra sobre o tema “Agricultura e Recursos Hídricos – Um olhar sobre o Vale do Araguaia”.

Atrações artísticas

Após o almoço, com churrasco no estilo fogo de chão e buffet completo de bebidas, o evento passa a ser dedicado às atrações artísticas com as apresentações da cantora Liz Maia, da dupla Marco e Bruno e da dupla Ayala e Júlio César. Apesar de ser aberto apenas para convidados, a organização do Conexão Araguaia está solicitando a doação de um quilo de alimento não perecível. O que for arrecadado será doado ao Hospital de Amor, em Barretos (SP).

Localizado nas divisas de , Goiás, Tocantins e Pará, o Vale do Araguaia é considerado uma das principais áreas de expansão da produção de grãos no País, graças ao processo, iniciado há pouco mais de uma década, de integração entre pecuária e agricultura de grãos, especialmente o arroz, feijão e milho.

Rica em recursos hídricos, a região abrange um dos principais polos de produção irrigada de Goiás, que foi reconhecido em 2019 pelo Ministério do Ministério da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (MIDR). O Polo de Irrigação Sustentável Vale do Araguaia já abrange uma área superior a 40 mil hectares, segundo informação do Atlas da Irrigação, da Agência Nacional de Águas. “Essa integração e conversão de muitas áreas de pasto degradado em culturas de grãos têm mudado o perfil agrícola dessa região, que segue forte na pecuária, mas graças às tecnologias de irrigação avança na agricultura também”, pontua o gerente da Pivot em Nova Crixás.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.