Sophia @princesinhamt
Agronegócio

AgBiTech amplia sua atuação no mercado de bioinseticidas

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em sua sétima safra comercial no Brasil, a AgBiTech ampliou a participação no mercado de bioinseticidas para controle de lagartas da soja. Os dados são da consultoria Kynetec, que apurou, na safra 2022-23, um crescimento do market share da companhia, de origem australo-americana, de 32% para 41,4%. Com o resultado, a AgBiTech passou a deter também mais de 90% do segmento de ‘baculovírus’, segundo informa o diretor de marketing, Pedro Marcellino. Até a safra 2021-22, lembra ele, a empresa detinha em torno de 70% desse mercado.

O diretor adianta ainda que os dados da Kynetec colocam a AgBiTech entre as dez principais empresas distribuidoras de insumos para lagartas na cultura da soja. “Nosso volume de vendas dobrou. Trata-se de um dado altamente representativo. Novamente, a AgBiTech cresceu bem acima do mercado, que registrou alta de 42%, abrangendo defensivos químicos e biológicos.” 

De acordo com Marcellino, as dificuldades do produtor de soja em controlar às lagartas de alta complexidade no ciclo 2022-23, entre estas Helicoverpa spp e Spodoptera frugiperda, empurraram para cima as vendas da AgBiTech. 

O executivo acrescenta que um dos produtos do portfólio da companhia, o bioinseticida Cartugen®, figura no levantamento da Kynetec na 14ª posição entre os inseticidas mais vendidos para lagartas da soja. “Trata-se do único produto biológico na relação dos 25 ativos mais utilizados no país sobre lagartas da cultura, de um total de 175 comercializados”, revela Marcellino. 

Para ele, existe ainda “enorme potencial” em relação a novos avanços desse bioinseticida. “O desempenho de vendas do produto comprova ser possível entregar ao agricultor resultados robustos no manejo de lagartas por meio de baculovírus, sobretudo frente a espécies de controle mais difícil, como a Spodoptera frugiperda, a mais presente no país”, explica Marcellino.

Segundo destaca o executivo, o mercado de produtos biológicos também sido impulsionado fortemente, safra após safra, ante o aumento da resistência adquirida por lagartas de alta complexidade aos inseticidas de base química e às biotecnologias de última geração.

Desde 2002, a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia, que ajudam a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. A empresa combina experiência a campo com inovação científica. Trabalha com agricultores, consultores e pesquisadores e desenvolve soluções altamente eficazes para manejo de pragas agrícolas. Controlada pelo fundo de Private Equity Paine Schwartz Partners (PSP), a AgBiTech fabrica toda a sua linha de produtos na mais moderna unidade produtora de baculovírus do mundo, em Dallas (Texas, EUA). 

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.