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Agronegócio

Corredores verdes marítimos: a falta de preparo dos portos brasileiros

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Entretanto, um pré-levantamento realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil aponta que nenhum, dentre os avaliados no país, tem estrutura pronta para isso.

Somente dois estão construindo essas estruturas, com objetivo de receber embarcações movidas a biometano, amônia, e hidrogênio verde.

Um deles é o do Açu, no Rio de Janeiro, que aposta na produção de hidrogênio e amônia verdes para descarbonização do aço, fertilizantes e combustível ítimo.

“Os portos desempenham um importante papel no atingimento das metas globais de descarbonização, fornecendo a infraestrutura necessária para produção e armazenamento de combustíveis alternativos, bem como para o abastecimento da frota marítima”, defende José Firmo, CEO do Porto do Açu.

O Pacto Global da ONU no Brasil lançou nesta quarta-feira (26/07), no Rio de Janeiro, um grupo de com empresas privadas para impulsionar a transição energética dos portos e do transporte marítimo.

Entre as trinta empresas que integram o Grupo de Trabalho de Negócios Oceânicos, estão Porto do Açu, Petrobras, OceanPact, Suzano, , Wilson Sons e Hidrovias do Brasil.

Rubens Filho, gerente Plataforma de pela Água e Oceano do Pacto Global explica que o grupo tem como prioridade suprir uma lacuna do setor empresarial.

“Trazer experiências internacionais, para que o setor de maneira voluntária consiga aplicar essa descarbonização”, disse à epbr.

O mesmo levantamento da ONU aponta que 91% dos portos avaliados não dispõem de campanhas de incentivo para redução de emissões gerados pelo transporte marítimo e cerca de 67% não possuem metas relacionadas à energética e descarbonização.

Segundo o gerente, a ideia é que o GT também seja capaz de propor sugestões de políticas públicas junto ao Congresso Nacional.

: portaldoagronegocio

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