Sophia @princesinhamt
Mundo

Garoto encontra moeda romana de 1.800 anos ao brincar na praia; registro em vídeo surpreende.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Incrível. Um menino, de 9 anos, achou uma moeda romana rara, de 1800 anos, enquanto brincava na areia. A descoberta impressionou pesquisadores e o pequeno surpreendeu, mais uma vez: fez questão da peça ser colocada no museu.

O menino, chamado Bjarne, encontrou a moeda enquanto brincava em uma caixa de areia em um clube pós-escolar na cidade de Bremen, na Alemanha. Feliz, ele disse estar contente porque a rara peça romana ficará no Museu Estadual de Arte e História Cultural, o Museu Focke.

“A moeda vai para o Museu Focke”, afirmou o menino. “Ele pode ficar lá – e posso olhar para ele a qualquer momento. E outros também podem.”

Algo nada comum

De acordo com a arqueóloga Uta Halle, a moeda rara romana foi identificada como um denário de prata com mais de 1.800 anos e é “incomum”. Segundo o pesquisador, é uma peça da época do imperador Marco Aurélio (121 d.C a 180 d.C.).

Bjarne descobriu a moeda em 2022, mas só agora as autoridades alemãs revelaram a existência da raridade romana.

O Império Romano foi estabelecido no ano 27 a.C. Porém, os historiadores não têm uma definição sobre quando chegou ao fim.

Pelos estudos históricos, o Império Romano se estendia do oeste da Grã-Bretanha ao Oriente Médio e do norte da África ao norte da Europa.

O surpreendente da descoberta é que a moeda rara romana foi localizada em uma área da Alemanha que não fazia parte do Império Romano.

Leia mais notícia boa

Suspeitas

Para a arqueólogo Uta Halle, é possível que a moeda rara tenha ido parar na caixa de areia durante a mineração.

Sabe-se, no entanto, que esse tipo de moeda romana se espalhou além das fronteiras do império como resultado do comércio e do saque.

“Houve apenas duas moedas comparáveis ​​encontradas datando do período do Império Romano na cidade de Bremen – uma descoberta na década de 1930 durante escavações de assentamentos em Rekum, outra na segunda metade do século em Mahndorf”, disse Halle.

Menino acha moeda romana de 1.800 anos brincando na areia

Com informações e da Newsweek do Wel ABO

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.