Para manter essa tradição e agregar valor à farinha produzida localmente, a Embrapa Cocais vai realizar mais uma série de capacitações sobre Boas Práticas de Fabricação – BPF. Os treinamentos serão realizados nos dias 18 e 20 de julho e nos dias 9 e 16 de agosto. A comunidade Laranjeiras será a primeira a conhecer as boas práticas, seguida pelas comunidades Conceição, Jacamin e Região do Calembe.
Os produtores treinados irão participar do Festival de Farinha de São Luís, a ser realizado nos dias 18 a 27 de agosto para eleger a melhor farinha natural da cidade nos aspectos técnicos e de sabor. A comunidade Laranjeiras será a primeira a conhecer as boas práticas. O evento é uma realização da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento.
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) de farinha, tradicional produto da mesa do brasileiro, em especial do maranhense. São procedimentos previstos pela legislação para assegurar as condições sanitárias adequadas no processo produtivo e garantir qualidade ao alimento e saúde ao consumidor. O objetivo é ensinar técnicas de fabricação de farinha e boas práticas de higiene na manipulação do alimento e manuseio da massa.
“São técnicas de produção que fazem a diferença na agregação de valor à farinha, com textura e sabor diferenciado, e na conquista de novos mercados”, explica o pesquisador José de Ribamar Veloso.
Durante os treinamentos, também são ensinados como fazer bom uso da manipueira, liquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha e que não deve ser descartado na natureza, pois contém ácido cianídrico, venenoso.
Os cursos são realizados periodicamente e tem contribuído para agregar valor à farinha e à qualidade de vida das famílias que tiram seu sustento da produção da farinha na capital do Maranhão.
Saiba mais:
Fonte: portaldoagronegocio