Sophia @princesinhamt
Mundo

Estudo de Harvard revela os empregos mais propensos a causar infelicidade, impactando a saúde mental e bem-estar.

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma pesquisa da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, detectou quais são os sete empregos que causam mais infelicidade na vida. Para descobrir este dado, a instituição de ensino conduziu um estudo de 85 anos, desde 1938, com 700 profissionais de todo o mundo e os questionou sobre suas carreiras a cada dois anos.

O objetivo da pesquisa de Harvard era determinar quais fatores são capazes de aumentar ou diminuir a felicidade no trabalho. Como resultado, descobriu-se que as profissões mais infelizes são, na maioria das vezes, as mais solitárias, nos quais os funcionários não têm a oportunidade de trabalhar com uma equipe.

O estudo concluiu que o segredo para viver uma vida feliz, saudável e longa, não é dinheiro, sucesso profissional, exercícios ou uma dieta equilibrada. Relacionamentos positivos são o que tornam as pessoas felizes ao longo da vida, reforça a equipe responsável pela pesquisa. E isso também se aplica ao trabalho.

Isso porque, segundo os pesquisadores, as tarefas solitárias fazem com que as horas de trabalho pareçam mais longas, gerando a infelicidade.

A falta de interações sociais também afeta negativamente a saúde, situação que costuma se agravar, de acordo com o estudo, quando se adicionam rotações ou turnos noturnos. Nesse sentido, a Universidade Harvard estabeleceu quais são os sete empregos que geram infelicidade e insatisfação nos trabalhadores:

  1. Entregadores;
  2. Motoristas de caminhão que percorrem longa distância;
  3. Seguranças particulares;
  4. Trabalhos com horários noturnos, como vigilantes e porteiros;
  5. Trabalhos em serviços remotos;
  6. Profissionais da área de atendimento ao cliente; e
  7. Funcionários do comércio varejista.

Importância das relações interpessoais contra a infelicidade, segundo pesquisa de Harvard

2024 word32024 word3
Relações Interpessoais Aliviam O Sentimento De Solidão E O Estresse No Ambiente De Trabalho. Foto: Reprodução/Internet

A pesquisa também abordou a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho, que podem ajudar a aliviar o sentimento de solidão. Além disso, reforçou-se que o trabalho em equipe é necessário não apenas para a produtividade, mas também para o moral dos funcionários.

Dicas para melhorar o ambiente de trabalho

  • O desenvolvimento de vínculos com colegas de equipe, pois ajuda a trabalhar de maneira inteligente e eleva o moral;
  • Colegas de trabalhos que compartilham dos mesmo interesses;
  • Não ter medo de pedir ajuda ou orientação; estar pronto para ajudar os outros;
  • Encontrar locais de trabalho onde a comunicação com os colegas de equipe sobre assuntos não relacionados ao serviço seja permitida; e
  • Local onde o gerente ou a cultura da empresa valorize o trabalho em equipe, o que torna o ambiente muito mais fácil.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.