Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Oferta final de milho em Mato Grosso deve ultrapassar 50,14 milhões de toneladas

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Com pouco mais de um terço da área de milho safrinha 2022/23 colhida, em Mato Grosso, as projeções de produção do cereal só melhoram e com elas, ampliam as estimativas de produção.

Ambos os indicadores apontam para números recordes que podem levar a safra a uma oferta global de 50,14 milhões de toneladas.

Além de inédito, o volume abre distância sobre a soja, tornando o “patinho feio” de até outrora em um protagonista do agronegócio mato-grossense.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produtividade foi reajustada para 112,68 sc/ha, acréscimo de 2,39% ante a projeção divulgada no mês passado, ou de 10,45 sacas por hectare, ante a temporada 2021/22.

“Essa maior projeção de produtividade para a safra se deu em razão do bom desenvolvimento das lavouras até o final de junho”, apontam os analistas.

Eles observam ainda que os rendimentos das áreas que estão sendo colhidas vêm confirmando as expectativas de incremento.

“Dessa forma, com a manutenção da área e reajuste na produtividade do ciclo, a produção foi aumentada para 50,14 milhões de toneladas, alta de 6,69% ante o mês passado e 14,39% em relação ao fechamento da safra 2021/22”.

A área do cereal para a temporada se manteve em 7,42 milhões de hectares, aumento de 3,78% ante a safra 2021/22, assegurando superfície recorde a Mato Grosso.

Essa projeção de incremento em relação à safra passada é reflexo da demanda mais aquecida no início da semeadura para a temporada.

Ainda conforme o Imea, vale destacar que faltam mais de 60% das áreas de milho para serem colhidas no Estado e o rendimento da temporada pode ser reajustado até o final dos trabalhos a campo.

Mas a produção final aponta para um aumento de 3,14 milhões de toneladas ante a estimativa do mês passado e 6,30 milhões de toneladas a mais, quando comparado com o ciclo 2021/22.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.