O remate Selo Racial, que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro vai colocar em pista 120 exemplares Angus (70 touros e 50 ventres) e 12 animais da raça Ultrablack – sendo 11 touros e 1 ventre -, das propriedades Cia Azul, de Uruguaiana (RS) e Tradição Azul, de Quaraí (RS). O pregão com a raça Ultrablack acontece no dia 22/9, às 20h e a oferta de Angus está concentrada no dia 23/9, a partir das 20h30.
Segundo Reynaldo Titoff Salvador, titular da Cia. Azul, o remate Selo Racial ofertará animais que são a elite dos reprodutores comercializados anualmente pelas cabanhas. “Muitos deles foram usados na cria e depois para servir aos nossos plantéis, e muitas das fêmeas que estamos comercializando são oriundas desses planteis”, disse.
O destaque da oferta Angus será o Lote 18, com o touro Cia Azul PIX, tatuagem 5616, de 2 anos, filho de Curu em vaca West River. PIX se diferencia pelo seu fenótipo aliado a excelentes dados de performance. É top 3% para resistência a carrapato, homozigoto preto e integrante da relação de touros jovens do Sumario Promebo, com dados consolidados pela genômica.
Nos machos Ultrablack, Salvador destaca o Lote 105, Cia Azul Taque, tatuagem 040y, touro jovem do Programa Natura, homozigoto preto, indicado para novilhas e com excelente desempenho final e top 1% para resistência a carrapato. Também nos machos Ultrablack, o Lote 106, tatuagem 002y, traz Cia Azul Tenente, filho de Doctor em vaca Touareg. “Ambos são de baixo peso ao nascer, com percentil inferior a 10%. São touros ponta de avaliação genética e têm muito a contribuir para planteis”, pontua o titular da Cia Azul.
De acordo com Salvador, a expectativa e o desafio neste ano é por liquidez no remate, mais do que as médias alcançadas. A criadora Susana Salvador, da Cia Azul, reforça que uma das particularidades da oferta é que todos os animais são oriundos dos principais programas de melhoramento genético, sendo muitos com avaliação genômica, o que confere maior segurança e acurácia na escolha dos reprodutores pelos clientes. “Todas essas informações constam no catálogo para que o comprador possa fazer sua escolha com base nos seus objetivos de seleção”, afirma. Susana também destaca que os animais estão sinalizados com os selos conferidos pela Associação Brasileira de Angus – Selo de Qualidade de Carne, Selo Adaptação e Selo Performance. “Isso tudo nos deixa bastante otimistas com os resultados”, afirma.
O remate virtual poderá ser acompanhado pelo Canal Rural (www.canalrural.com.br), pelo Lance Rural (www.lancerural.com.br) e pelo Canal do Criador.
A leiloeira responsável será a Trajano Silva Remates, com apoio da Programa Leilões e da Parceria Leilões. O martelo estará a cargo do leiloeiro Marcelo Silva.
O pagamento poderá ser realizado em 20 parcelas, com 7% de desconto à vista. Mais informações pelo telefone (51) 99901-6889 com Reynaldo Salvador, (51) 99901-7256 com Susana Salvador e (51) 3028.2828) Trajano Silva Remates.