Com a colheita da 2ª safra de milho praticamente finalizada, as atenções agora recaem na semeadura do milho 1ª safra. No Rio Grande do Sul, as chuvas intercaladas com períodos de sol dos últimos dias permitiram a continuidade da semeadura em bom ritmo. Diante da previsão da permanência de La Niña, os agricultores têm antecipado a semeadura e a operação alcançou 35% frente aos 25% no mesmo período na safra anterior. As lavouras implantadas apresentam boa germinação, uniformidade e vigor. O controle de cigarrinha está sendo realizado através da associação de tratamento químico e biológico.
No Paraná, o plantio foi realizado em 32% da área. A maioria das lavouras apresenta bom desenvolvimento inicial. Apenas uma pequena parte das lavouras do Sudoeste, semeadas em agosto, foram impactadas pelo baixo volume de precipitações ocorridas.
Em Santa Catarina, 30% da área foi semeada. O estabelecimento das lavouras está dentro da normalidade, com boa germinação e bom desenvolvimento inicial.
Em Goiás e Minas Gerais, o plantio deve começar em outubro, após a regularização das chuvas. No Maranhão e no Piauí, o início da semeadura ocorrerá no mês de novembro.